MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Arábia Saudita bloqueia serviço de mensagens do BlackBerry

Usuários de telefones BlackBerry que moram na Arábia Saudita disseram que o país bloqueou nesta sexta-feira (6) o serviço de troca de mensagens do aparelho.   A companhia canadense Research In Motion (RIM), fabricante dos smartphones, está enfrenta

Da Redação

·
 País já tinha alegado que fabricante do aparelho não cumpriu exigências de segurança
Icone Camera Foto por Reuters
País já tinha alegado que fabricante do aparelho não cumpriu exigências de segurança
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.08.2010, 08:59:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Usuários de telefones BlackBerry que moram na Arábia Saudita disseram que o país bloqueou nesta sexta-feira (6) o serviço de troca de mensagens do aparelho.

continua após publicidade

A companhia canadense Research In Motion (RIM), fabricante dos smartphones, está enfrentando crescentes exigências de vários governos ao redor do mundo interessados em acessar seu sistema criptografado de mensagens sob a alegação de risco à segurança nacional.

continua após publicidade

A discussão, que destacou o acesso que alguns Estados parecem ter em comparação a outros ao sistema, ameaça desconectar cerca de 2 milhões de usuários do BlackBerry na região do golfo Pérsico e na Índia.

continua após publicidade

Ao contrário de rivais como Nokia e Apple, a RIM controla suas redes telefônicas, que transmitem mensagens cifradas por meio de centros no Canadá e Reino Unido.

Isso tornou o BlackBerry popular como meio seguro de comunicação, mas preocupa os serviços de inteligência, que temem que o sistema possa ser utilizado por organizações terroristas.

continua após publicidade

A Comissão de Comunicações e Tecnologia da Informação (CITC), autoridade saudita de regulamentação das telecomunicações, anunciou na última terça-feira (3) que os serviços do BlackBerry seriam cortados no país a partir de hoje porque a RIM não cumpriu suas exigências.

continua após publicidade

A RIM afirma que a segurança do BlackBerry é baseada em um sistema no qual os usuários criam suas próprias senhas e a empresa não possui uma chave mestra ou uma "porta dos fundos" que permita a terceiros acesso aos dados transmitidos.

A empresa disse nesta semana que nunca forneceu dados específicos ao governo de qualquer país e que não pode aceitar qualquer pedido de cópia de chave de criptografia de um cliente.

Nos Emirados Árabes Unidos, a Autoridade de Regulamentação das Telecomunicações (TRA, na sigla em inglês) também já anunciou a restrição sobre três serviços para BlackBerry.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Arábia Saudita bloqueia serviço de mensagens do BlackBerry"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!