Entretenimento

Cidade usa Google Earth para fiscalização

Da Redação ·
Divulgação/R7
fonte: Cidade de Riverhead já arrecadou mais de R$ 132 mil em multas de donos de piscinas irregulares; ideia foi inspirada por ação tomada pelo governo greg
Divulgação/R7

A cidade de Riverhead, nos Estados Unidos, inspirou-se na Grécia e passou a usar o Google Earth para rastrear 250 piscinas ilegais.

continua após publicidade

Por meio do serviço de imagens de satélite gratuitas do Google, a cidade já arrecadou mais de R$ 132 mil em multas de donos de piscinas que nunca as legalizaram, informou o site de tecnologia Techcrunch.

continua após publicidade

Embora o Google tenha sido criado para ajudar as pessoas a se localizarem, esse é apenas um dos primeiros usos por parte dos governos para pegar pessoas que estejam deixando de cumprir com suas obrigações de cidadãos.

continua após publicidade

Em entrevista ao site de tecnologia Cnet, o responsável pela supervisão de obras da cidade, Leroy Barnes, explicou que usou o serviço porque estava preocupado com a fiação pobre, com a qualidade da tubulação das piscinas da cidade e com as cercas que mostravam as "gordurinhas" para os vizinhos.

Durante a última crise econômica na Grécia, o governo do país usou o Google Maps e o Google Earth para encontrar pessoas que tinham sonegado impostos ao não declarar suas piscinas.