Entretenimento

Antes do Oscar, Iñárritu vence prêmio de filme estrangeiro por 'Birdman'

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Todas as atenções do diretor Alejandro González Iñárritu estão voltadas para o Oscar, pelo qual pode levar a estatueta por "O Regresso" neste fim de semana. No entanto, o mexicano conquistou na noite de sexta-feira (26) o prêmio de melhor filme estrangeiro no César, por "Birdman", seu filme anterior.
Lançado em 2014, "Birdman, ou A Inesperada Virtude da Ignorância" atropelou o favoritismo de "Boyhood" no Oscar do ano passado e levou a estatueta de melhor filme, além de ter dado a Iñárritu a estatueta de melhor diretor.
Na França, o filme chegou apenas em 2015, daí a premiação tardia. Para levar o prêmio de filme estrangeiro, "Birdman" bateu inclusive o húngaro "O Filho de Saul", favorito ao Oscar da categoria.
No principal prêmio da noite, "Fátima" levou a melhor sobre "Cinco Graças", o representante francês no Oscar que ficou com outras quatro estatuetas (melhor primeiro filme, roteiro original, edição e trilha sonora.
Neste domingo (28), Iñárritu pode vencer o Oscar pelo segundo ano consecutivo por "O Regresso", filme que detém o maior número de indicações no ano, com 12.