MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Diretor Jacques Rivette, grande nome da nouvelle vague, morre em Paris

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O diretor francês Jacques Rivette, uma das principais figuras do movimento nouvelle vague, morreu nesta sexta-feira (29) em Paris, aos 87 anos, anunciou sua biógrafa, Hélène Frappat. Nascido na cidade de Rouen em 1928, o cin

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.01.2016, 12:24:26 Editado em 27.04.2020, 19:53:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O diretor francês Jacques Rivette, uma das principais figuras do movimento nouvelle vague, morreu nesta sexta-feira (29) em Paris, aos 87 anos, anunciou sua biógrafa, Hélène Frappat.
Nascido na cidade de Rouen em 1928, o cineasta iniciou a carreira como crítico, assim como os futuros pilares da nouvelle vague francesa, François Truffaut, Jean-Luc Godard e Eric Rohmer.
Ao lado dos contemporâneos, trabalhou na importante revista "Cahiers du Cinéma", fundada em 1951 por André Bazin, Jacques Doniol-Valcroze e Joseph-Marie Lo Duca.
Estreou na direção com curtas-metragens: fez "Aux quatre coins" em 1949 e, em 1950, "Le Quadrille", que tem Godard como protagonista.
Rivette dirigiu 20 filmes, entre eles "Paris nos Pertence" (1958), "L'amour fou" (1969) e "A Bela Intrigante" (1991). Seu último trabalho foi "36 vues du Pic Saint Loup", de 2009, sobre um homem que se encanta com a vida no circo.
Considerado um dos mais importantes movimentos cinematográficos da história, a nouvelle vague nasceu na década de 1950, como uma iniciativa de jovens cinéfilos para recuperar o conceito de cinema de autor, que vigorou na França até o início da década de 1930.
O grupo ganhou força ao inserir-se no cenário de contestação dos anos 1960. Os filmes costumavam retratar o amor e fragmentos específicos da vida dos indivíduos, com uma estética que transgredia as regras do cinema comercial.
Em comunicado, o presidente francês, François Hollande, lamentou a perda de "um dos maiores cineastas", que "por trabalhar fora dos padrões, ganhou reconhecimento internacional".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Diretor Jacques Rivette, grande nome da nouvelle vague, morre em Paris"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!