Entretenimento

Estudo comprova que cachorros imitam seus donos

Da Redação ·
 No teste os animais que imitaram os gestos do dono concluíram uma tarefa rapidamente
fonte: Foto Wikipedia
No teste os animais que imitaram os gestos do dono concluíram uma tarefa rapidamente

Cientistas que estudam o comportamento imitativo descobriram que assim como as pessoas, os cães aprendem rapidamente por meio de imitações.

continua após publicidade

Pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, construíram uma caixa com uma porta para comprovar essa teoria.

continua após publicidade

O teste inicial foi feito em dez cães. Primeiro, os donos abriam a porta com as mãos ou com a boca. Quando o dono usava a mão, o animal tinha que usar a pata para abrir e ganhar uma recompensa. Se o dono abria a porta com a boca, o cachorro teria de usar a mesma técnica para receber o agrado.

continua após publicidade

O segundo grupo tinha que fazer a ação contrária – abrir a porta com a boca se o dono abrisse com a mão, e vice-versa – para ter direito a recompensa.

A conclusão é que o primeiro grupo foi muito mais rápido no aprendizado, o que mostra uma facilidade para imitar ações.

continua após publicidade

O estudo revela que a imitação automática em cães está mais ligada às interações com as pessoas do que com sua história evolutiva de domesticação.

continua após publicidade

Friederike Range, da Universidade de Viena, disse que a aprendizagem por imitação automática tem vantagens evolutivas porque os animais podem aprender sem passar por um processo de tentativa e erro, que sempre tem riscos.

Os estudos sobre imitação automática são importantes porque ela crucial para a herança cultural de comportamentos. Essa característica sugere a presença de “neurônios-espelhos” responsáveis pela repetição de ações e interação entre seres humanos.