Entretenimento

Coautor de "Hotel California", dos Eagles, Glenn Frey morre aos 67 anos

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Glenn Frey, um dos fundadores da banda de rock norte-americana Eagles e coautor do hit "Hotel California", entre outros sucessos, morreu na tarde desta segunda (18), aos 67 anos. A informação foi confirmada por um relações públicas da banda.
Frey sofria de problemas no intestino. "Glenn lutou uma batalha corajosa nas últimas semanas mas, infelizmente, sucumbiu a complicações de artrite reumatoide, colite ulcerativa aguda e pneumonia", diz o texto, publicado no site oficial da banda.
Ele e outros membros originais do Eagles - Don Henley, Bernie Meisner e Bernie Leadon - se conheceram quando eram backing vocals de Linda Ronstadt, no começo dos anos 1970. Experientes, os músicos levaram uma levada country ao rock, o que tornaria a banda Eagles mundialmente famosa.
Quando formaram a própria banda, ainda na década de 1970, emplacaram um um sucesso atrás do outro, incluindo "One of These Nights", "Best of My Love" e "Life in the Fast Lane". Em 1976, quando lançaram "Hotel California", a banda atingiu seu ápice.
"The Eagles' Greatest Hits 1971-1975" foi o primeiro álbum de platina e vendeu 29 milhões de cópias apenas nos EUA, situação que o deixou apenas atrás de "Thriller", de Michael Jackson, de acordo com a revista "Rolling Stone".
No mundo, a vendagem ultrapassa a marca de 100 milhões de álbuns.
"Ele era como um irmão para mim", disse Don Henley em declaração pública na segunda. "Éramos família, e como muitas famílias havia alguns problemas. Mas o elo que construímos 45 anos atrás nunca se quebrou."
Em 1980, divergências internas levaram a banda ao fim. Frey começou uma carreira solo dois anos depois, com o lançamento de "No Fun Aloud". Obteve sucesso: chegaram às paradas as canções "The Heat Is On", "You Belong to the City", "True Love" e "Soul Searchin".
À parte a carreira na música, ele fez uma ponta não muito promissora na série "Miami Vice".
Em 1994, a banda voltou a se reunir para a turnê "Hell Freezes Over", que virou programa da MTV americana e um disco ao vivo.