MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Morre, aos 90 anos, o maestro e compositor francês Pierre Boulez

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O maestro e compositor de músicas clássicas francês Pierre Boulez morreu na noite desta terça-feira (5) em Baden-Baden, na Alemanha, onde morava, anunciou sua família em um comunicado nesta quarta (6). Ele tinha 90 anos. "Pa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.01.2016, 12:30:56 Editado em 27.04.2020, 19:53:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O maestro e compositor de músicas clássicas francês Pierre Boulez morreu na noite desta terça-feira (5) em Baden-Baden, na Alemanha, onde morava, anunciou sua família em um comunicado nesta quarta (6). Ele tinha 90 anos.
"Para todos os que o trataram e puderam apreciar sua energia criativa, sua exigência artística, sua disponibilidade e sua generosidade, sua presença continuará sendo viva e intensa", diz nota redigida pela família do músico e divulgada pela filarmônica de Paris. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Montbrison, na França, em 1925, Boulez, cujas obras são interpretadas em todo o mundo, é considerado desde os anos 1950 uma das grandes figuras da música do século 20.
Educador e teórico, sempre trabalhou para que a nova música fosse representada nas salas de concerto. Foi diretor da orquestra de Cleveland (1967-1972), da sinfônica da BBC (1971-1975) e da filarmônica de Nova York (1971-1977) (no vídeo acima, ele rege a orquestra em uma performance de "La Mer", de Claude Debussy, em 1992).
Participou de importantes produções, como "O Anel do Nibelungo", no festival alemão de Bayreuth, para marcar o centenário de Richard Wagner, e a primeira versão de "Lulu", de Alban Berg, na ópera Garnier de París.
Insatisfeito com o conservadorismo do mundo musical francês, Boulez se mudou para Baden-Baden no início dos anos 1960.
Ele não voltou para a França até 1974, quando o presidente Georges Pompidou criou um instituto de pesquisa musical (Ircam, na sigla em francês) e a Ensemble Intercontemporain, orquestra especializada em música do século 20 (no vídeo acima, comandada por ele em Tóquio, em 1995).
O maestro também motivou a criação da Cité de la Musique, conjunto de construções e serviços dedicados à música em Pont-de-Flandre, em Paris, inaugurada em 1995, e da filarmônica de Paris, aberta em janeiro de 2015, sem sua presença, porque já estava doente.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Morre, aos 90 anos, o maestro e compositor francês Pierre Boulez"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!