Facebook Img Logo
Mais lidas
Entretenimento

Ateliê de Joan Miró é recriado em Londres com ajuda de neto do artista

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ateliê do artista espanhol Joan Miró em Maiorca, leste da Espanha, como imortalizado nos anos 1970 pelas fotografias de Jean-Marie del Moral, será recriado em Londres.
A mostra -uma iniciativa dos irmãos Eduard e Jordi Mayoral, diretores da galeria homônima- marca os 60 anos da criação do estúdio, informou o jornal "The Guardian".
Projetado pelo arquiteto Josep Lluís Sert, na época professor de Harvard, o ateliê abrigou a criatividade de Miró até 1983, ano de sua morte. Para recriá-lo, o projeto contou com a colaboração do historiador de arte e neto do artista, Joan Punyet Miró. Ao jornal britânico, ele falou sobre a primeira vez em que esteve no aposento, aos dez anos:
"Lembro exatamente do cheiro de terebentina e óleo de linhaça de tinta a óleo e acrílica, das centenas de obras em todos os lugares. Eu sabia, é claro, que meu avô era um artista, mas depois disso fiquei impressionado", contou. "Ele podia fazer um quadro em dez segundos, mas, para esses dez segundos, teria pensado um ano."
O ateliê recriado pelos irmãos Mayoral incluirá correspondência original do artista, além de 25 pinturas e desenhos. Os objetos do estúdio original não podem ser transportados, levando os diretores a apelarem a réplicas para completar o cenário londrino. Eles ainda não sabem o que fazer para emular as paredes de pedra.
Outra falta será o gato mumificado que Miró mantinha no local de trabalho -o animal de estimação foi trancado por acidente e esquecido por seis meses, levando-o à morte. O corpo, encontrado pelo artista ao retornar de uma viagem a trabalho, foi preservado.
"Terrível, não é?", diz Punyet Miró. "Você ou eu teria jogado essa coisa horrível no lixo, mas ele a manteve -a honestidade da vida e da morte, era o que significava para ele."

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Entretenimento

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber