MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Cadeirante usa o nariz para se mover

Pesquisadores israelenses encontraram um jeito de permitir aos paraplégicos e a pessoas com síndrome do encarceramento (doença em que os movimentos do corpo inteiro são paralisados, com exceção dos olhos) de se comunicar e até controlar uma cadeira de

Da Redação

·
 Tecnologia baseada no tubo de oxigênio usado em hospitais inspirou o "detector de fungada"
Icone Camera Foto por Foto Getty Images
Tecnologia baseada no tubo de oxigênio usado em hospitais inspirou o "detector de fungada"
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.07.2010, 08:20:00 Editado em 27.04.2020, 20:59:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisadores israelenses encontraram um jeito de permitir aos paraplégicos e a pessoas com síndrome do encarceramento (doença em que os movimentos do corpo inteiro são paralisados, com exceção dos olhos) de se comunicar e até controlar uma cadeira de rodas elétrica usando seu nariz.

continua após publicidade

Por meio de um dispositivo que converte a pressão nasal em sinais elétricos, a equipe permitiu aos pacientes com a síndrome que escrevessem mensagens e aos paraplégicos que conseguissem controlar com eficiência uma cadeira de rodas elétrica.

continua após publicidade

O “controlador de fungada” como é chamado, é usado fora do nariz por meio de um tubo de borracha parecido com o que é usado em hospitais por pacientes que precisam de oxigênio. A informaçõa foi revelada nesta terça-feira (27) pelo site Popsci.

continua após publicidade

O controlador não é universal para um quarto dos voluntários testados, que não tinha controle sobre seu palato mole, parte da passagem nasal que permite regular a força da fungada. Para os que têm, o controlador lhes ofereceu um novo grau de liberdade.

Os pesquisadores testaram o tempo de resposta e a precisão com que 36 pessoas saudáveis conseguem controlar sua pressão nasal em um um videogame que também mediu sua habilidade com um mouse e um joystick - a equipe descobriu que o controle nasal era tão confiável quanto os outros dois.

continua após publicidade

Depois, os pesquisadores estudaram três pacientes com a síndrome, que só lhes permitia se comunicar com piscadas dos olhos. Dois dos três aprenderam rapidamente a usar um programa que permite escolher letras e completar palavras e a se comunicar adequadamente.

continua após publicidade

Os cientistas também criaram um sistema para controlar uma cadeira de rodas elétrica usando o detector de fungadas – duas inspirações sucessivas fazem a cadeira ir para a frente, duas expirações sucessivas, para trás, etc – e o testaram em dez pessoas saudáveis.

Depois de um pouco de prática, o grupo de pacientes conseguia dirigir facilmente a cadeira de rodas. Depois de apenas 15 minutos, um homem tetraplégico conseguiu operar o aparelho com habilidade usando o detector de fungadas.

Embora os testes tenham sido realizados com um pequeno grupo, o aparelho poderá controlar diversos tipos de dispositivos que podem melhorar a qualidade de vida de uma pessoa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Cadeirante usa o nariz para se mover"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!