Facebook Img Logo
Mais lidas
Entretenimento

Evento de música digital debate direito autoral em serviços de streaming

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No momento em que uma enorme gama de conteúdo pirata convive com plataformas que tentam viabilizar o consumo de música na internet comercialmente, artistas e serviços de streaming estão longe de alcançar convivência pacífica.
O controle da reprodução de canções e a dificuldade de encontrar meios justos e claros de remuneração aos artistas pelas faixas disponibilizadas na web são temas do DMX (Digital Music Experience), primeiro festival de música digital do Brasil, que acontece nesta terça (10) e quarta-feira (11), no Rio.
Na esteira de reivindicações de astros como Taylor Swift e Jay-Z, organizações como a Procure Saber, de Paula Lavigne, Gilberto Gil e Caetano Veloso, entre outros, e o Grupo de Ação Parlamentar Pró Música (GAP), organizam-se para reivindicar mais transparência no mercado de música on-line.
Muitos artistas desconhecem as regras de pagamento de direitos autorais de serviços de streaming como Spotify, Deezer e Napster e pedem uma divisão mais clara e justa das receitas obtidas por essas plataformas.
Um dos debates do evento reunirá o músico Frejat, ex-Barão Vermelho e membro do GAP, o representante do Deezer na América Latina, Henrique Fares Leite, o executivo da Sony Claudio Vargas e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Discos, Paulo Rosa. Eles tentarão esclarecer a monetização do streaming e o futuro desse tipo de tecnologia.
Na programação, também estão discussões sobre novos modelos de arrecadação de direitos autorais - como um sistema de licenças únicas para conteúdo digital e os sistemas de financiamento coletivo (crowdfunding) para viabilização de produtos musicais.
OS REIS DA INTERNET
O DMX ainda vai premiar artistas que se destacaram na internet entre julho de 2014 e junho de 2015, seja pelo número de downloads de suas músicas ou por estratégias eficientes de divulgação das canções.
As avaliações foram divididas em duas etapas. A primeira é um reconhecimento baseado em vendas digitais legais e inclui categorias como música mais baixada e mais reproduzida em plataforma de streaming. Concorrem hits absolutos da web, como os sertanejos "Cuida Bem Dela", de Henrique e Juliano, e "Domingo de Manhã", de Marcos e Belutti.
A segunda premiará a criatividade de artistas, bandas e profissionais em interações digitais, campanhas de financiamento coletivo, vídeos e outras iniciativas. Anitta, Ivete Sangalo, padre Fábio de Melo e Luan Santana estão entre os concorrentes.
Os vencedores serão conhecidos na quarta (11), em uma cerimônia que terá shows de Ana Carolina, Daniel, Emicida, Pitty, entre outros. O evento será transmitido ao vivo pela internet.

DMX - DIGITAL MUSIC EXPERIENCE
Quando: 10 e 11 de novembro
Onde: Teatro Bradesco (Avenida das Américas, 3.900, tel. 21 3431-0100)
Quanto: Grátis




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Entretenimento

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber