Entretenimento

EUA legalizam destravamento de aplicativos para iPhone e outras marcas

Da Redação ·
 A partir de agora, nos EUA, usuário poderá baixar aplicativos não oficiais para seu celular
fonte: Foto Divulgação
A partir de agora, nos EUA, usuário poderá baixar aplicativos não oficiais para seu celular

A FCC (Federal Communications Commission), agência americana de telecomunicações, tornou legal, nesta segunda-feira (26) a prática de jailbreaking – desbloquear celulares para o uso de aplicativos não oficiais – do iPhone ou de qualquer outra marca.

continua após publicidade

A técnica - usada para desbloquear um celular (principalmente o iPhone) para que possa ser usado em outra rede e/ou rode outros aplicativos que não tenham sido aprovados pela Apple - foi considerada ilegal por muitos anos, embora ninguém tenha sido processado pela prática. A informação é do site da MacWorld.

continua após publicidade

A Apple lutou contra a legalização, dizendo que o jailbreaking era uma forma de violação de direitos autorais.

continua após publicidade

A agência discordou por considerar a prática legítima de acordo com as chamadas regras de uso justo. Analistas de mercado estimam que mais de um milhão de usuários de iPhone tenham desbloqueado seus aparelhos.

O resultado é que a partir de agora qualquer pessoa pode desbloquear qualquer celular sem medo de ser preso, seja para instalar aplicativos não oficiais ou mudar de operadora de telefonia.

continua após publicidade

Além disso, a FCC anunciou outras novas regras que permitem quebrar a proteção de material protegido por direitos autorais em DVDs para professores, alunos e documentaristas para fins não comerciais; software para permitir que telefones se conectem com redes de celular; quebra de medidas de proteção de videogames para fins de testes; e e-books cujas proteções impedem o uso de leitores de tela e de funções de leitura em voz alta.