Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Entretenimento

Morre no Rio, aos 80 anos, a atriz Yoná Magalhães

.

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A atriz Yoná Magalhães, 80, morreu, na manhã desta terça-feira (20) no Rio.
Desde o dia 18 de setembro, ele estava internada na Casa de Saúde São José, no bairro da Gávea (zona sul), devido a problemas cardiológicos.
A unidade hospitalar ainda não confirmou a causa da morte.
Carioca do bairro Lins de Vasconcelos, no subúrbio carioca, a atriz iniciou sua carreira no rádio em 1954 e já neste mesmo ano fez sua estreia na extinta TV Tupi.
No ano de 1964, foi protagonista de "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), de Glauber Rocha, filme que se tornou um dos símbolos do cinema brasileiro.
Em depoimento ao projeto Memória Globo, Yoná comentou a reconhecimento alcançado pelo longa-metragem de Glauber Rocha: "Eu não estava engajada em nada, não consegui perceber a grandeza daquela obra, não consegui perceber o significado. Também ninguém esperava que fosse o que foi".
No ano seguinte, Yoná entrou para o primeiro elenco formado pela TV Globo. Estreou em 1966 com a novela "Eu Compro Esta Mulher".
Na emissora, esteve em 33 novelas, além de suas participações em minisséries e seriados.
Em "Roque Santeiro", de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, interpretou Matilde, dona da boate da fictícia cidade de Asa Branca. A participação da atriz em um dos maiores sucessos de audiência da história da Globo rendeu um convite para a revista "Playboy".
A boa forma da atriz chamou a atenção dos telespectadores. E, aos 50 anos, ela posou nua para a capa da edição da "Playboy" em fevereiro de 1986.
"Foi uma coisa espantosa para as pessoas, mas eu já sabia que eu tinha perna há muito tempo", disse Yona ao Memória Globo, sobre a repercussão em torno de sua personagem em "Roque Santeiro".
Nos últimos anos, ela participou das novelas "Negócio da China" (2008), de Miguel Falabella, e "Cama de Gato" (2009), de Thelma Guedes e Duca Rachid. Seu último trabalho na Globo foi a participação na novela "Sangue Bom" (2013), onde interpretou a socialite Glória Pais.

CRONOLOGIA
A carreira da atriz Yoná Magalhães
1954 Começa a carreira na rádio e, no mesmo ano, vai para a TV Tupi
1964 É dirigida por Sérgio Cardoso na peça "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues; cria sua própria companhia, com a qual encena "O Pecado Imortal" e "Os Inimigos Não Mandavam Flores", de Pedro Bloch; atua no clássico "Deus e o Diabo na Terra do Sol"
1966 É convidada por Walter Clark para participar da novela "Eu Compro Essa Mulher", de Glória Magadan
1972 Integra a novela "Uma Rosa com Amor", ao lado de Marília Pêra e Paulo Goulart
1976 Faz parte do elenco de "Saramandaia", de Dias Gomes
1985 Interpreta Marilde na novela "Roque Santeiro", de Dias Gomes e Aguinaldo Silva; no mesmo ano, é convidada a posar para a revista "Playboy"
1989 Participa da novela "Tieta"
2001 Participa das novelas "A Padroeira", de Walcyr Carrasco, e "As Filhas da Mãe", de Silvio de Abreu, Alcides Nogueira e Bosco Brasil
2008 Atua em "Negócio da China", novela de Miguel Falabella

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Entretenimento

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber