MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

'Não imaginei ver tantos leitores no Brasil', diz David Nicholls na Bienal

MARCO RODRIGO ALMEIDA, ENVIADO ESPECIAL RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - "Não sabia que chovia no Rio. Está parecendo até Londres. Londres com praia", brincou o inglês David Nicholls no início de seu bate-papo com o público na Bienal do Livro do Rio.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2015, 21:13:59 Editado em 27.04.2020, 19:56:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARCO RODRIGO ALMEIDA, ENVIADO ESPECIAL
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - "Não sabia que chovia no Rio. Está parecendo até Londres. Londres com praia", brincou o inglês David Nicholls no início de seu bate-papo com o público na Bienal do Livro do Rio.
O clima no auditório Conexão Jovem foi bastante caloroso, o exato oposto do frio desta noite de sábado (5) no Rio. Uma legião de fãs, especialmente garotas, lotou o auditório para ver o escritor.
David Nicholls, 48, é autor do best-seller "Um Dia", que já vendeu mais de 5 milhões de exemplares no mundo -450 mil no Brasil desde 2011, quando foi publicado pela Intrínseca. A editora lançou neste mês "Nós", novo romance do autor.
Bastante simpático, mandou recados para as fãs, ouviu declarações de amor e comentou com ironia e modéstia o início de sua carreira.
"Não posso expressar como estou feliz em ver tantos jovens leitores no Brasil. Nunca imaginei isso. Estou muito honrado", afirmou.
"Na Inglaterra, temos que lutar para fazer os jovens lerem. Muitos só querem saber de jogos, dos computadores."
'UM DIA'
Vários fãs fizeram perguntas sobre a criação do romance "Um Dia", que inspirou um filme homônimo em 2011, protagonizado por Anne Hathaway e Jim Sturgess. O romance retrata o encontro de Dexter e Emma na noite de formatura da faculdade e os acompanha ao longo de 20 anos, sempre na mesma data: 15 de julho.
"Quando escrevi 'Um Dia', tinha acabado de virar pai. Foi como uma despedida de minha juventude."
Terceiro romance de Nicholls, o livro tornou-se um sucesso em vários países.
"Tenho muito orgulho dele. Foi uma virada na minha carreira. Se tivesse que escolher apenas um entre meus livros, seria ele."
No mais recente romance, "Nós", ele narra a história de um homem de 54 anos que planeja uma viagem pela Europa para tentar reacender seu casamento.
"Eu quis contar o que acontece depois do casamento, o que acontece depois que o casal tem um bebê. Ainda é uma história de amor, mas numa etapa posterior a 'Um Dia'", contou.
"Eu queria que o livro fosse uma espécie de viagem, uma perseguição, uma coisa épica. As viagens podem ser emocionantes, revigorantes, mas também trazer alguns desastres."
A relação entre o protagonista de "Nós" e seu filho universitário reflete um pouco o convívio tenso que Nicholls teve com o pai.
"Resolvi respirar fundo e confrontar esse assunto. Na metade do livro ele morreu. Isso tornou o processo muito emotivo.
ATOR HORRÍVEL
Nicholls contou que levou muito tempo para assumir a vontade de ser um escritor. Por um longo período tentou viver como ator. "Mas era um ator horrível", comentou, arrancando risos do público.
Só começou a escrever profissionalmente aos 33 anos. Um dos fãs perguntou qual era seu conselho para aspirantes a escritor.
"Ler, ler, ler e pensar da forma como um escritor pensa. Tentar entender por que o escritor construiu determinada cena dessa forma. O mais difícil de escrever é justamente escrever, ter disciplina e foco."
Sobre a literatura brasileira, diz conhecer apenas um livro, um escrito por Clarice Lispector -não revelou o título.
"É uma escritora muito difícil. Vocês acham difícil? A reputação de Clarice está crescendo muito na Europa e nos EUA", comentou.
Uma outra fã quis saber para qual time de futebol o escritor torce.
"Isso pode ser uma coisa horrível para se dizer no Brasil, mas eu nunca vi uma partida inteira de futebol na minha vida", confessou, aos risos da plateia.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "'Não imaginei ver tantos leitores no Brasil', diz David Nicholls na Bienal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!