Mais lidas
Entretenimento

"Book rosa não é mentira", diz Agatha Moreira, a Giovanna da novela das 23h

.

SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Decidida a subir na carreira, uma jovem modelo topa fazer programas para agradar um cliente, entrando para o tal do "book rosa" no jargão da moda. Ela vai até a suíte de um hotel de luxo em São Paulo e dá de cara com o próprio pai. Uma das cenas mais tensas de "Verdades Secretas", a atual novela das 23h da Globo, acabou revelando também a atriz Agatha Moreira, a antagonista da trama.
"Esperei por essa cena que nem uma criança ansiosa", conta Moreira, 23. "Esse é o momento da virada da personagem, a hora em que ela mostra toda a sua fragilidade."
Esse não era até então um lado conhecido da ácida patricinha Giovanna, vivida por Moreira na trama. Inspirado em adolescentes de filmes como "The Bling Ring", "Kids" e "Springbreakers", que ela conta ter visto para viver a filha mimada de um poderoso empresário, o Alex de Rodrigo Lombardi, seu papel parecia um tanto monocórdico, uma bela garota rodeada de amigos puxa-saco.
No decorrer da trama, Giovanna -e Moreira- cresceram. Talvez porque além do carisma e certo magnetismo diante da câmera, Moreira saiba bem onde está pisando. Modelo antes de virar atriz -sua estreia foi em "Malhação", também na Globo, há três anos- ela conta que a prostituição de modelos, ou o "lado mais obscuro da moda", não existe só na novela escrita por Walcyr Carrasco.
"Isso acontece, é verdade, não é nenhuma mentira", diz Moreira. "Não passei por isso, tanto é que só fui conhecer o termo 'book rosa' bem tarde, talvez por inocência minha. Eu via as meninas que saíam para jantar porque um cara ia bancar o jantar para todas elas, só não imaginava que fosse rolar algo depois. Mas minhas amigas daquela época que eu saiba não fizeram 'book rosa'."
Moreira desistiu do mundo da moda quando ainda morava em Nova York, mandando um vídeo como teste para entrar no elenco de "Malhação". "Nunca quis ser uma Angel", diz ela, lembrando a personagem principal de "Verdades Secretas", a new face vivida por Camila Queiroz. "Não queria ser uma top model. A moda só era minha maneira de ser independente, até porque nunca pude depender muito de pai e mãe. Não nasci numa família com grana e sempre quis correr atrás do que é meu."
Nova York, mesmo sendo "ótimo", não a seduziu tanto quanto o Rio da Globo e do Projac, central de estúdios do canal. "Deu tudo errado lá", conta. "Não estava conseguindo arrumar grana, tive que trabalhar como promoter. Foi uma grande felicidade ter descoberto o teatro. Eu me apaixonei por isso."
E a TV parece ter se apaixonado por ela. Mesmo tendo vivido outros papéis, Agatha Moreira vem chamando tanta atenção em "Verdades Secretas" que já está cotada para um papel em "Haja Coração", adaptação de "Sassaricando", de 1987, que será nova novela das 19h da Globo. Ela viverá Camila, mais uma patricinha do mal, personagem que foi de Maitê Proença na trama original.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber