Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Entretenimento

Dupla de sucesso em Inhotim mostra obra interativa na Oca

.

SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma forte tempestade acabou com o trabalho que Janet Cardiff e George Bures Miller tentaram mostrar na Bienal de São Paulo há mais de dez anos. De volta ao mesmo parque Ibirapuera, só que desta vez na Oca, a dupla de artistas canadenses mostra agora uma instalação que atualiza alguns conceitos que já exibiram no país.
Enquanto o trabalho de 1998 -cancelado na noite de abertura- envolvia um passeio guiado pela mata, em que uma narrativa parecia se construir ao acaso e de acordo com os passos dos visitantes, a peça na mostra "Invento" é uma mesa sonora que reage aos movimentos dos visitantes dentro do pavilhão construído por Oscar Niemeyer. Nada acontece, aliás, sem a presença do público.
"Quisemos pensar na construção de uma música e em como criar composições que fossem diferentes, íntimas para cada pessoa com essa obra", ressume Cardiff. "Quando se movem ao redor da mesa, as pessoas vão disparando faixas sonoras distintas. Em alguns momentos, aquilo pode soar como uma banda de rock, em outros, lembra até uma coisa new age."
De certa forma, Cardiff e Bures Miller só tornam mais explícito aqui um mecanismo que já vem pautando o trabalho da dupla há décadas. No Instituto Inhotim, o museu do magnata do minério Bernardo Paz nos arredores de Belo Horizonte, a dupla tem dois trabalhos em exibição permanente. São instalações sonoras com caixas de som que envolvem os visitantes e tocam desde músicas a sons que ajudam a compor uma narrativa.
"Gosto que o som pode se tornar algo físico, como acontece nessas obras", diz Cardiff. "Estamos criando sensações físicas com esses sons. Uma caixa toca uma coisa, a outra acrescenta e a coisa vai tomando forma. Não é uma imagem visual, mas ao mesmo tempo nosso trabalho não é abstrato, já que o cérebro de cada um vai criando imagens."
Na última Documenta, uma das mostras de arte contemporânea mais importantes do mundo realizada a cada cinco anos em Kassel, na Alemanha, Cardiff e Bures Miller criaram uma dessas narrativas, talvez com intensidade ainda maior que a obra de Inhotim, numa floresta perto das galerias e museus ocupados pela exposição principal.
Dentro da floresta urbana do parque Ibirapuera, a nova obra da dupla é mais fluida, talvez até mais musical, mas não menos impactante. "É como compor a trilha sonora de um filme, não é algo tão específico", diz Bures Miller. "Sempre que você ouve uma música, imagina certas imagens e histórias. Essa é uma obra que cria um clima."

INVENTO
QUANDO: de ter. a dom., das 9h às 17h
ONDE: Oca, pq. Ibirapuera, portão 3, tel. (11) 5082-1777
QUANTO: grátis

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Entretenimento

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber