Entretenimento

Todos os sabores de Arapongas 

Da Redação ·
Chef Lucas Bertoncin quer mostrar para o público que comida japonesa pode ser acessível e barata  (Lurdinha Fonseca)
Chef Lucas Bertoncin quer mostrar para o público que comida japonesa pode ser acessível e barata (Lurdinha Fonseca)

O 1º Festival Gastronômico de Arapongas tem data marcada para os dias 12 e 13 de setembro e acontece na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. O evento com o tema “Os chefes vão para a rua e levam seu melhor prato” será realizado pela prefeitura Municipal de Arapongas através da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), em parceria Secretaria de Indústria e Comercio (Semic).

continua após publicidade

A ideia quem teve foi Vera Lúcia de Oliveira, secretária de Segurança Alimentar e Nutricional de Arapongas. Há 6 meses, a araponguense assistiu a uma reportagem na televisão que falava sobre festivais gastronômico e achou interessante trazer a novidade para a cidade. “É uma maneira de fomentar a gastronomia araponguense e também inovar, já que esses festivais são tradicionais nos grandes centros”, acredita.

Segundo Vera, o festival vai funcionar da seguinte forma: o comerciante vai produzir os quitutes e pratos e vender na praça, que vai contar com uma barraca dividida por estandes, desenvolvida pela arquiteta Jaqueline Lopes. Além disso, Vera explica que os produtos comercializados não poderão custar mais que R$ 20 e devem ser práticos, pois no local não terá cozinha nem manuseio de alimentos. “É importante mostrar que é possível comer bem na rua sem gastar muito. Já temos 20 interessados em participar do evento”, acrescenta.

continua após publicidade

Vera explica que apenas empresas de Arapongas poderão participar do festiva, com exceção de duas food trucks e um food bike virão de Londrina. “Convidamos essas pessoas de fora para incentivar outros chefes, mas a intenção é valorizar o mercado gastronômico local. Uma das intenções também é tornar o evento tradicional na cidade e atrair pessoas de todo o país”, ressalta.

Outro ponto importante para a secretaria, é que toda a renda arrecada com a venda das bebidas do festival será revertida para as obras e despesas da Igreja Matriz.

O lançamento para a imprensa e para os participantes acontece no dia 3 de agosto, no Auditório da Prefeitura Municipal. As inscrições serão realizadas nos dias 27 e 28 de agosto, no espaço gourmet Bella Vita.

continua após publicidade

(())

Pratos 

Entre araponguenses que já confirmaram a participação no festival está o chef internacional e patissier Paulo Gustavo Sartório, 22 anos, de Arapongas. O jovem já participou de outros festivais em Blumenau e São Paulo e está ajudando também na organização do evento.“É uma inovação para a cidade e uma forma de mudar a mentalidade do público em achar que comer bem é sinônimo de gastar demais”, ressalta.

continua após publicidade

O prato escolhido pelo chefe é Paulo Gustavo Sartório, 22 anos, preparou um sanduíche exclusivo para o festival, que é feito com pão semi italiano, geleia de mexerica, patê indiano, copa fatiada. Além deste prato, Paulo também vai servir um sanduíche de mortadela e outro de lombo ao molho barbecue. “Vai ser tudo com o preço acessível para divulgar o meu trabalho”, explica.

O chef internacional Lucas Bertoncin Ribeiro, 24 anos, também já confirmou presença no festival. O araponguense vai comercializar comida japonesa e preparou um temaki, tipo de sushi em forma de cone, e também combinados de diferentes tipos de sushi. “Quero mostrar para o público o prato japonês não é caro e que todos podem ter acesso. Foi uma ótima iniciativa”, explica.

continua após publicidade

(())

Serviço:

1º Festival Gastronômico de Arapongas

continua após publicidade

Data: 12 e 13 de setembro, na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida 

Horário: 11h às 22 horas

Lançamento para imprensa e participantes: 3 de agosto, no Auditório da Prefeitura Municipal

Inscrição: 27 e 28 da agosto, na Bella Vita, na Avenida Arapongas, 1398

Arena de cursos culinários: 12 de setembro

Mais informações: (43) 3902-1148