Entretenimento

Telescópio espacial tira foto de galáxia toda torta

Da Redação ·
 M66 sobre com a ação gravitacional de "colegas" que ficam perto
fonte: Divulgação
M66 sobre com a ação gravitacional de "colegas" que ficam perto

O Telescópio Espacial Hubble fez a imagem de uma galáxia que tem uma estrutura bastante esquisita, toda torta: ela tem "braços" assimétricos e o seu centro é deslocado. Essa anatomia, que é bastante incomum, é causada pela força gravitacional de outras duas galáxias que ficam nas redondezas: juntas, as três formam o chamado Trio do Leão.

continua após publicidade

A "galáxia torta", chamada M66, fica a 35 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Leão. Ela é maior do que as outras integrantes do trio, a M65 e a NGC 3628, com 100 mil anos-luz de diâmetro. Essa galáxia esquisita tem braços em formato de espiral que ao mesmo tempo são assimétricos, o que é praticamente exclusivo. Na maioria das vezes, densas nuvens de gás, poeira e estrelas recém-nascidas rodopiam em volta do centro da galáxia de um modo simétrico. Não é o caso da M66.

continua após publicidade

Astrônomos dizem que isso acontece porque essa galáxia foi distorcida pela força gravitacional das outras duas. Se toda essa esquisitice não bastasse, a M66 ainda tem um outro recorde na área de supernovas (explosão de estrelas). Essa galáxia já obteve três explosões do tipo desde 1989 – a última em 2009. Supernovas são explosões de estrelas que podem resultar em um brilho tão forte que pode ser maior que o de toda a galáxia durante alguns momentos.