Entretenimento

Se estivesse vivo, 'Raulzito', completaria 70 anos neste domingo

Da Redação ·
Se estivesse vivo, 'Raulzito', completaria 70 anos neste domingo
Se estivesse vivo, 'Raulzito', completaria 70 anos neste domingo

Conhecido como 'maluco beleza' e 'Raulzito', o cantor baiano Raul Seixas completaria 70 anos neste domingo se estivesse vivo. Eternizado pelo refrão de uma de suas músicas 'Eu nasci há dez mil anos atrás', ele é considerado um dos pioneiros do rock brasileiro e é referência para a música. Também marcou gerações e suas canções podem ser ouvidas em programas de rádio até hoje.

continua após publicidade

Júlio Heck, 34 anos, é um dos venâncio-airenses que aprecia a música de Raul Seixas. Ele passou a conhecer o trabalho do cantor quando tinha 15 anos por meio de um CD promocional que veio como encarte especial do jornal Zero Hora. 'Ele é um artista, dificilmente, não adorado por alguém que goste de Rock n" Roll.' Quando ouviu as canções 'Metamorfose Ambulante' 'Maluco Beleza' começou a buscar mais detalhes da obra de Seixas. 'Ele conseguia fazer canções que tocavam as pessoas. Tinha o dom, falava a verdade em suas músicas, doa a quem doer.' Para Heck, Seixas foi e sempre será um poeta, um mito, o pai do Rok.
'Na época, ele foi um cantor mal interpretado. Atualmente, não há artista para compará-lo e acredit

o que seu sucesso seria muito maior, hoje. Foi essencial e escuto sempre.' HOMENAGEM Para marcar a data e homenagear o ídolo, a secretaria de Cultura da Bahia, local de nascimento de Seixas, irá homenageá-lo. No domingo, às 11h, o público confere uma edição do projeto 'Domingo No TCA com o show 10 Mil Anos Atrás', um tributo comandado por Carlos Eládio, que integrou o grupo Raulzito e os Panteras. 

continua após publicidade

A HISTÓRIA DE RAUL Raul Santos Seixas nasceu em Salvador, Bahia, no dia 28 de junho de 1945. Desde a adolescência, ficou impressionado com o fenômeno do Rock and Roll, o que levou a criar uma banda chamada'Os Panteras'. Lançou o seu primeiro disco em 1968, 'Raulzito e seus Panteras'. Mas o sucesso veio mesmo depois do lançamento do disco 'Krig-ha, Bandolo!' (1973), cuja música principal, 'Ouro de Tolo', fez grande sucesso no Brasil. O disco tinha outras músicas de grande repercussão, como 'Mosca na Sopa' e 'Metamorfose Ambulante'. Raul Seixas se envolveu com ocultismo, estudou filosofia e psicologia, o que o fez um dos poucos compositores a tentar imprimir suas ideias em letras aliadas ao som vibrante do Rock, juntamente com ritmos nordestinos. 

Em 1974, criou a Sociedade Alternativa, um conceito de sociedade livre inspirada no ocultista Aleister Crowley e que foi tema de uma de suas canções do disco "Gita" (1974). Seixas produziu bons trabalhos como 'Novo Aeon' (1975), 'Metrô Linha 743' (1983), 'Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!' (1987) e 'A Panela do Diabo'(1989), este último, em parceria com o roqueiro Marcelo Nova. Raul Seixas foi considerado um dos maiores músicos brasileiros, com grande número de admiradores. Raul Seixas enfrentou sérios problemas com o álcool. Faleceu no dia 21 de agosto de 1989, com 44 anos, vítima de pancreatite aguda. Fonte: www.e-biografias.net