Facebook Img Logo
Mais lidas
Entretenimento

Leonardo Padura, Lina Meruane e Mia Couto estarão em festival paulistano

.

RAQUEL COZER
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cubano Leonardo Padura, a chilena Lina Meruane, o argentino Martín Kohan, o moçambicano Mia Couto e o angolano José Eduardo Agualusa estão entre os destaques da segunda edição da Pauliceia Literária, marcada para os dias 24 a 26 de novembro, em São Paulo.
A programação completa foi anunciada nesta terça-feira (23) na sede da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), que organiza o evento.
Dois anos depois de celebrar a literatura policial, o evento bienal volta a homenagear um autor do gênero -o romancista Luiz Alfredo Garcia-Roza-, mas expande a temática, como explica o curador, Manuel da Costa Pinto.
"De um lado, quis manter algo da primeira edição -que teve o policial como tema transversal- homenageando Garcia Roza. De outro, busquei mostrar que essa temática, cuja opção parece natural num evento criado por uma associação de advogados, não é compulsória. Daí outras escolhas, variadas, com mesas como uma sobre biografias e a relação entre memória e ficção", diz.
Patrícia Melo, uma das idealizadoras do festival e homenageada da primeira edição, estará na mesa de abertura, junto com Garcia-Roza e o professor da USP Adriano Schwartz, que fará conferência sobre o romancista.
Outros brasileiros confirmados são Carlos Heitor Cony, que debaterá memória e ficção com Lina Meruane; Bernardo Carvalho e Carlos de Brito e Mello, que conversarão sobre as "aberrações" trabalhadas em suas obras; e os biógrafos Lira Neto e Mário Magalhães, que -assim como Ruy Castro, que participará de mesa com sua mulher, Heloisa Seixas- falarão de seus próximos trabalhos.
No encerramento, Mia Couto e Agualusa prometem uma mesa fora do padrão. "Eles estão elaborando algo com formato diferente, que foge do bate-papo. Ainda não tenho detalhes concretos. Será a surpresa da Pauliceia", diz Costa Pinto
Criada em 2013, a Pauliceia Literária é bienal e acontece no auditório da Aasp, na rua Álvares Penteado, 151, na região central de São Paulo. Os ingressos para cada mesa custam R$ 32 e começam a ser vendidos em agosto.

Veja a programação completa:
24/9 - QUINTA
Abertura - 11h
Autor em foco: Luiz Alfredo Garcia-Roza - Conferência de Adriano Schwartz, com presença de Garcia-Roza e Patrícia Melo (para saudar escritor como novo "Autor em Foco")
Mesa 1 - 15h
Memórias da ficção, ficção da memória
Carlos Heitor Cony
Lina Meruane (Chile)
Mesa 2 - 17h
Viver de prazer
Ruy Castro
Heloísa Seixas
Mesa 3 -19h
Colecionadores de crimes
Luiz Alfredo Garcia-Roza

25/9 - SEXTA
Mesa 4 - 11h
Aberrações arcaicas
Bernardo Carvalho
Carlos de Brito e Mello
Mesa 5 - 15h
Galerias da história
Lira Neto
Mário Magalhães
Mesa 6 -17h
Estados de exceção
Leonardo Padura
Martín Kohan
Mesa 7 -19h
(Em organização)

26/9 - SÁBADO
Mesa 8 -11h
Guetos poéticos
Tamara Kamenszain
Leandro Sarmatz
Mesa 9 -15h
Laços de família
Paloma Vidal
Cíntia Moscovich
Mesa 10 -17h
Hóspedes do estranho
Juliano Garcia Pessanha
Evandro Afonso Ferreira
Encerramento - 19h
Lusotropicalismo
Mia Couto
José Eduardo Agualusa

Mais informações no site Pauliceia Literária: http://www.pauliceialiteraria.com.br/menu




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Entretenimento

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber