Entretenimento

Índia lança cinco satélites para mapear território

Da Redação ·

A Índia lançou nesta segunda-feira (12) cinco satélites, sendo dois de fabricação própria, a bordo de um foguete que partiu da base de Sriharikota, sudeste do país, segundo a Organização Indiana de Investigação Espacial (ISRO, na sigla em inglês).

continua após publicidade

O foguete PSLV, de 230 toneladas e comprimento de 44 m, decolou às 21h22 local (00h52, no horário de Brasília) a 80 km ao norte da cidade de Chennai.

continua após publicidade

O principal satélite, o indiano Cartosat-2B, que pesa 694 kg, tem sistema de alta resolução e será usado para mapeamento.

continua após publicidade

Além dele, foram colocados em órbita outros quatro: o Alsat-2A, da Argélia, dois desenvolvidos por universidades do Canadá e da Suíça e um satélite que pesa menos de 1 kg feito por estudantes de sete faculdades de engenharia, no sul da Índia.

Segundo o canal indiano NDTV o custo do projeto é de R$ 97,7 milhões (2,6 bilhões de rúpias).

continua após publicidade

O lançamento de hoje, inicialmente prevista para 9 de maio, foi adiado depois que foram detectados problemas na pressão do foguete durante as inspeções obrigatórias.

continua após publicidade

O Cartosat-2B é o décimo sétimo equipado com satélite de sensoriamento remoto lançado pela ISRO, que passou cinco anos em sua construção.

Suas imagens serão usadas para obter mapas detalhados das florestas, as estimativas sobre o tamanho das árvores, conectividade rural e vigilância das minas, entre outras funções.

A organização conta atualmente com dez satélites em órbita, todos equipados com sensores remotos.