Entretenimento

​Leonard Nimoy, o Spock de 'Jornada nas estrelas', morre aos 83 anos

Da Redação ·
O ator Leonard Nimoy como Spock em 'Jornada nas Estrelas' (1966) (Foto: Divulgação)
O ator Leonard Nimoy como Spock em 'Jornada nas Estrelas' (1966) (Foto: Divulgação)

O ator norte-americano Leonard Nimoy, conhecido pelo papel de Spock em "Jornada nas estrelas", morreu aos 83 anos, na manhã desta sexta-feira (27), em sua casa em Bel Air, bairro de Los Angeles. Sua mulher, Susan Bay Nimoy, confirmou a notícia ao "New York Times", dizendo que a causa da morte foi o estágio final de doença pulmonar crônica obstrutiva.

continua após publicidade

Na semana passada, ele foi internado às pressas em um hospital de Los Angeles, EUA, após sentir fortes dores no peito. De acordo com o site TMZ, Nimoy precisou ir ao hospital várias vezes nos últimos meses devido a complicações decorrentes da doença. Em fevereiro do ano passado, ele revelou ter uma grave doença no pulmão. "Parei de fumar 30 anos atrás. Não cedo o suficiente. Eu tenho COPD [doença pulmonar obstrutiva crônica]. O vovô aqui diz pare agora!", escreveu em sua conta oficial no Twitter, na ocasião.

Ao final da mensagem, como é comum em todos os seus posts na rede social, ele se despede com a sigla LLAP, que significa Live Long and Prosper ("Vida e longa e próspera", saudação tadicional de "Jornada nas estrelas"). A enfermidade de que Nimoy sofre – conhecida no Brasil como DPOC – tem forte relação com o fumo. Ela é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil. O trabalho mais recente dele como Spock é "Além da escuridão: Star Trek" (2013), segundo longa da franquia desde a retomada com "Star Trek" (2009), sob direção de J.J. Abrams.