Entretenimento

Grammy acontece neste domingo; veja lista de indicados e shows

Da Redação ·
Beyonce é uma das líderes de indicações no  Grammy 2015. Na foto, ela canta 'Drunk In Love' na edição de 2014 (Foto: Mario Anzuoni/Reuters)
Beyonce é uma das líderes de indicações no Grammy 2015. Na foto, ela canta 'Drunk In Love' na edição de 2014 (Foto: Mario Anzuoni/Reuters)

A 57ª edição do Grammy acontece neste domingo (8), no Staples Center, em Los Angeles. Os artistas com mais indicações são Beyoncé, Sam Smith e Pharrell Williams, em seis categorias cada. No caso de Pharrell, duas das indicações são pela produção de trabalhos alheios, nos discos de Beyoncé e Ed Sheeran. A entrega do prêmio mais importante da música pop está marcada para as 23h (horário de Brasília).

continua após publicidade

As seis indicações de Beyoncé garantiram um recorde à cantora. Ela é a mulher que mais foi indicada ao prêmio: 52 no total. Também concorrem nas principais categorias do Grammy 2015 Taylor Swift, Ed Sheeran, Meghan Trainor, Sia, Iggy Azalea e Beck. 
Lotado de showsOs shows que os fãs mais esperam assistir na noite são de Rihanna com Kanye West e Paul McCartney ("FourFiveSeconds"), Madonna ("Living for Love"), Katy Perry ("By the Grace of God"), Beyoncé com Common e John Legend ("Take My Hand, Precious Lord" e "Glory") e os encontros de Beck com Chris Martin, Sam Smith com Mary J. Blige, Lady Gaga com Tony Bennett e Gwen Stefani com Adam Levine.

Outras apresentações serão de Ariana Grande, Sia, AC/DC, Ed Sheeran com Electric Light Orchestra, Herbie Hancock, John Mayer e Questlove, Eric Church, Juanes, Kanye West, Pharrell Williams, Usher, Miranda Lambert, Tom Jones com Jessie J, Hozier com Annie Lennox, Brandy Clark com Dwight Yoakam e Lang Lang.
Além dos vários shows, o evento não economiza na quantidade de prêmios. São 83 categorias. As mais prestigiadas são de Álbum, Gravação e Canção. A diferença entre as duas últimas é que Gravação considera a produção da música e a performance dos músicos e do cantor. Já a categoria Canção considera a composição - o prêmio é destinado aos autores.  ApresentadoresO apresentador do Grammy, pelo quarto ano seguido, será o rapper LL Cool J. Entre os artistas que vão subir ao palco para apresentar prêmios estão Dave Grohl, Taylor Swift, Enrique Iglesias, Meghan Trainor, Jamie Foxx e Gwyneth Paltrow. Categorias peculiaresAs categorias mais peculiares incluem Disco de comédia, Disco falado e Disco infantil. Nesta lista mirim, foi indicado o disco "I Am Malala: How One Girl Stood Up For Education And Changed The World, da ativista Nobel da Paz Malala Yousafzai.