Entretenimento

Nasa assina contrato com Rússia

Da Redação ·

A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta semana que a assinatura de um contrato com a Rússia para enviar seis astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) quando os ônibus espaciais americanos forem aposentados.

continua após publicidade

O contrato de US$ 335 milhões (R$ 588 milhões) firmado com a agência espacial federal russa prevê o envio à ISS de seis astronautas americanos em 2013 e 2014, indicou a Nasa em um comunicado.

continua após publicidade

Os astronautas partirão à bordo de quatro missões Soyouz em 2013, e regressarão à Terra em dois voos previstos para o mesmo ano e outros dois em 2014. Os ônibus espaciais americanos farão em 2010 seus últimos voos com destino à ISS.

continua após publicidade

Quando forem aposentados, os EUA dependerão dos Soyouz russos para levar seus astronautas à ISS, até que um foguete de lançamento americano o substitua em 2015.

O presidente americano, Barack Obama, decidiu em fevereiro anular o programa espacial Constellation, que previa a volta dos americanos à Lua. Após o retorno à Terra do ônibus espacial Discovery, que partiu ontem do Centro espacial Kennedy, na Flórida , estão previstos apenas mais três voos de ônibus espaciais antes do fim do ano.