Entretenimento

Juiz apita mais faltas da direita para a esquerda

Da Redação ·
 Corrida diagonal para a esquerda favorece o ataque e a que vai para a direita, a defesa; dois juízes em lugares diferentes tendem a apitar de formas distintas
fonte: Foto por Getty Images
Corrida diagonal para a esquerda favorece o ataque e a que vai para a direita, a defesa; dois juízes em lugares diferentes tendem a apitar de formas distintas

Os árbitros de futebol podem ter uma tendência inconsciente a apitar faltas baseados na direção das jogadas de uma partida, revelou um estudo da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

continua após publicidade

Os pesquisadores descobriram que eles apitavam mais faltas quando as jogadas se moviam da direita para a esquerda do que da esquerda para a direita, sugerindo que dois juízes que veem a mesma partida de dois lugares diferentes tendem a apitar de formas distintas.

continua após publicidade

No estudo, os cientistas descobriram que quando os 12 voluntários assistiam a uma partida de futebol tendiam a dizer que era falta quando viam um ataque da direita para a esquerda.

continua após publicidade


Segundo o chefe da pesquisa, Alexander Kranjec, do Departamento de Neurologia da universidade, “se as tendências espaciais que observamos nesses jogadores de futebol têm efeitos parecidos sobre os juízes em partidas reais, elas podem influenciar o trio de arbitragem de formas diferentes.

- Os juízes estarão, com mais frequência, em posições que diminuam seu limiar para apitar faltas durante o ataque, em comparação aos bandeirinhas que trabalham nas linhas.

continua após publicidade

Em partidas reais, o juiz e seus assistentes tendem a ser expostos a diferentes quantidades de jogadas de ataque da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita, já que os árbitro usam um sistema para ajudá-los a cobrir o campo de forma eficiente.

continua após publicidade

Os juízes se movem na diagonal, escolhendo se correm para a esquerda ou para a direita, enquanto os assistentes vão pelas laterais.

Baseado nesse estudo, o sistema de diagonal para a esquerda favorece o ataque (ver mais ataques da direita para a esquerda), e a diagonal direita, a defesa (ver mais ataques da esquerda para a direita). Por isso, os pesquisadores sugerem que os juízes evitem a mudança de diagonais no intervalo de uma partida.

Os voluntários do estudo apitaram três vezes mais faltas quando as imagens dos jogadores eram vistas da direita para a esquerda em comparação com as mesmas imagens espelhadas de jogadas que eram vistas da esquerda para a direita.