MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Leitura no e-book é 10% mais lenta que no papel

Um estudo da Nielsen Norman, empresa de consultoria em usabilidade digital, com 24 usuários, mostrou que a leitura de um livro impresso foi mais rápida do que num livro digital (e-book) no Kindle, no iPad ou no computador.   Os leitores obtiveram u

Da Redação

·
 A maior dos usuários acha mais relaxante ler um livro no papel do que em sua versão digital
Icone Camera Foto por Foto por Divulgação
A maior dos usuários acha mais relaxante ler um livro no papel do que em sua versão digital
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.07.2010, 08:25:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um estudo da Nielsen Norman, empresa de consultoria em usabilidade digital, com 24 usuários, mostrou que a leitura de um livro impresso foi mais rápida do que num livro digital (e-book) no Kindle, no iPad ou no computador.

continua após publicidade

Os leitores obtiveram uma velocidade de leitura no iPad 6,2% mais lenta do que em páginas impressas. Já no Kindle 2, ela foi 10,7% mais devagar.

continua após publicidade

Em entrevista à PC World, Jakob Nielsen disse que isso não quer dizer que a leitura no iPad seja mais rápida que no Kindle 2. A empresa alerta que os resultados entre os dois aparelhos não são estatisticamente significativos o suficiente para escolher um em relação ao outro na hora da compra.

continua após publicidade

A pesquisa também estudou os níveis de satisfação dos usuários depois de operar cada um dos aparelhos. O iPad, o Kindle e o livro marcaram, respectivamente 5,8, 5,7 e 5,6 no teste, cuja nota máxima era 7. O computador, alcançou uma nota de apenas 3,6.

Nielsen explicou que a maioria dos comentários dos usuários era previsível: "eles dizem que o iPad é muito pesado e que o Kindle tem letras cinza menos nítidas". As pessoas também não gostaram muito da falta de diagramação dos aparelhos e preferiram a forma como o iPad (na verdade, o aplicativo do iBook) indica a quantidade de texto que ainda falta ser lida em cada capítulo.

continua após publicidade

Segundo a pesquisa, os usuários dizem que ler um livro impresso é mais relaxante do que usar aparelhos eletrônicos e que se sentiram desconfortáveis com o PC porque eles os lembram do trabalho.

Para realizar o teste, cada voluntário leu um conto de Ernest Hemingway. Depois de sua leitura ser cronometrada - em média, eles levaram 17 minutos e 40 segundos para ler a obra - eles foram testados para ver se tinham entendido o que tinham lido.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Leitura no e-book é 10% mais lenta que no papel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!