Entretenimento

Carro terá 'caixa-preta' e vai identificar buracos na pista

Da Redação ·
 O carro inteligente que está sendo desenvolvido por pesquisadores da Intel, fabricante de processador para computadores e chips
fonte: Foto por Kim White/Reprodução
O carro inteligente que está sendo desenvolvido por pesquisadores da Intel, fabricante de processador para computadores e chips

O carro inteligente que está sendo desenvolvido por pesquisadores da Intel vai gravar informações sobre velocidade, aceleração e frenagem, além de imagens de dentro e fora do veículo.

continua após publicidade

Os dados serão enviados automaticamente para a polícia e seguradora em caso de acidente para que seja mais fácil determinar a causa dos acidentes e identificar quem estava ao volante.

continua após publicidade

O novo veículo está sendo projetado para tornar os carros muito inteligentes, capazes de detectar os perigos na estrada e até mesmo assumir o controle da direção.

continua após publicidade

A empresa mantém contato com grandes montadoras para a criação de carros ligados o tempo todo na internet e que usam a tecnologia wireless (acesso à web sem fio).

Um dos testes envolve o uso de sistemas de câmeras responsáveis por reconhecer as placas indicativas de trânsito e em seguida, o carro processa a informação e assume o controle da direção caso o motorista conduza o carro em sentido não permitido, por exemplo.

continua após publicidade

Sensores nas placas conseguem verificar buracos na pista e enviar as informações às equipes de manutenção das rodovias. Outra tecnologia em estudo permite mudar rapidamente de faixa quando outro veículo estiver em um ponto cego.
 

continua após publicidade

Os motoristas poderão também usar o telefone celular ou o computador para travar e destravar o carro remotamente, ligar o alarme e até mesmo esquentar o motor pela manhã.

Todo esse conjunto de funções especiais foi apresentado na semana passada pela Intel na Califórnia, Estados Unidos.

Justin Ratner, diretor de tecnologia da Intel Laboratórios, disse ao site britânico Telegraph que estão em estudo uma série de melhorias que para melhorar a experiência de dirigir e oferecer mais segurança.

- Com os sistemas de reconhecimento nos vai ser perfeitamente razoável que um veículo por conta própria identifique o sinal que diz e controle o carro na estrada para que nós não tenhamos esses acidentes sem sentido quando alguém não conseguiu reconhecer uma placa na pista. Temos conversado com os serviços de manutenção da estrada sobre o uso de sensores que já estão em carros para informar as coordenadas por GPS sobre os buracos na pista.