MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Cientistas acham partículas em cápsula de sonda que retornou de asteroide

A Jaxa (Agência de Prospecção Aeroespacial do Japão) achou "partículas diminutas" no interior da cápsula Hayabusa, que retornou à Terra em junho após uma viagem de sete anos com a missão de recolher mostras de um asteroide.   Segundo informou nesta

Da Redação

·
 A sonda lançou a cápsula - do tamanho de uma bola de basquete - quando sobrevoava a zona militar Woomera, no deserto australiano em 13 de junho
Icone Camera Foto por Foto por Jaxa/AFP
A sonda lançou a cápsula - do tamanho de uma bola de basquete - quando sobrevoava a zona militar Woomera, no deserto australiano em 13 de junho
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.07.2010, 09:28:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Jaxa (Agência de Prospecção Aeroespacial do Japão) achou "partículas diminutas" no interior da cápsula Hayabusa, que retornou à Terra em junho após uma viagem de sete anos com a missão de recolher mostras de um asteroide.

continua após publicidade

Segundo informou nesta segunda-feira (5) a televisão NHK, as análises microscópicas do interior da cápsula revelaram a presença de partículas de até um milímetro, embora ainda se desconheça se pertencem ao asteroide ou se é matéria terrestre que contaminou a sonda antes de seu lançamento.

continua após publicidade

A Jaxa deve agora começar as análises sobre as partículas para comprovar se alguma pertence ao asteroide Itokawa, sobre o qual a cápsula pousou em 2005, embora os resultados só devam ser conhecidos em agosto, informa a NHK. Se for confirmado que procedem do Itokawa, as partículas seriam as primeiras mostras de um asteroide recolhidas no espaço exterior.

continua após publicidade

Caso a poeira tenha realmente sido capturada, os cientistas vão usá-la para buscar pistas sobre a formação da Terra e do Sistema Solar. Também analisarão o que poderá ser feito caso o planeta corra o risco de ser destruído pelo impacto de um asteroide.

Asteroides são objetos espaciais metálicos e rochosos que fazem sua órbita em torno do Sol, mas são muito pequenos para serem considerados planetas. A maior parte está localizada entre Marte e Júpiter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas acham partículas em cápsula de sonda que retornou de asteroide"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!