MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Golpe no Orkut usa 'recarga gratuita' para roubar senhas

Sites brasileiros estão no centro de um ataque que usa a promessa de “recarga grátis” de celulares indianos para disseminar spam e modificar perfis no Orkut. Pesquisadores da Sunbelt Software alertaram esta semana que o golpe, em inglês, pede que o int

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2010, 18:05:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sites brasileiros estão no centro de um ataque que usa a promessa de “recarga grátis” de celulares indianos para disseminar spam e modificar perfis no Orkut. Pesquisadores da Sunbelt Software alertaram esta semana que o golpe, em inglês, pede que o internauta copie e cole um código na barra de endereços e que usuários não devem seguir esse tipo de instrução.

continua após publicidade

Pesquisadores da companhia de segurança Sunbelt Software revelaram um ataque que tenta roubar nomes de usuário e senhas de acesso do Orkut. As páginas maliciosas, em inglês, pedem que o internauta coloque um código na barra de endereço do navegador para conseguir uma “recarga grátis”. Se o usuário fizer isso, ele será redirecionado para uma página falsa de login do Orkut que rouba as credenciais de acesso ao site.

continua após publicidade

O golpe, apesar de estar em inglês, usa, curiosamente, serviços web do Brasil para hospedar as páginas maliciosas. Uma das páginas lista diversas empresas de telecomunicação indianas para o internauta selecionar, o que sugere que o alvo principal dos ataques seriam internautas da Índia.

continua após publicidade

A Índia é o segundo país que mais tem usuários de Orkut, atrás apenas do Brasil.

Uma vez que o usuário informe sua senha na página falsa, o site afirma que um “anúncio para a recarga gratuita” será colocado na página do perfil. O usuário também automaticamente entra em comunidades relacionadas ao golpe. Durante os redirecionamentos maliciosos, a página também solicita o número de telefone celular da vítima para “gear o código de recarga”.

continua após publicidade

Apesar de ter a possibilidade de colocar códigos maliciosos nas páginas do perfil, o ataque parece se limitar a divulgar as páginas que falam da recarga grátis. Não se sabe o que será feito com as informações coletadas, tais como as senhas e os números de telefone.

A dica é não colocar códigos na barra de endereços do navegador. A partir dali, códigos perigosos, capazes de comprometer informações, podem ser executados. Se o navegador sofrer de alguma brecha, isso pode ser suficiente para viabilizar até mesmo a instalação de um vírus.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: " Golpe no Orkut usa 'recarga gratuita' para roubar senhas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!