Entretenimento

Bono defende Spotify e diz que gravadoras precisam ser transparentes

Da Redação ·
Bono defende Spotify e diz que gravadoras precisam ser transparentes - Foto: Arquivo
fonte: overbo.com.br
Bono defende Spotify e diz que gravadoras precisam ser transparentes - Foto: Arquivo

SÃO PAULO, SP - O vocalista do U2, Bono Vox, defendeu nesta quinta-feira (6) o Spotify, serviço que permite ao usuário ouvir música diretamente na internet por streaming.

continua após publicidade

Segundo o jornal inglês "The Guardian", ele afirmou ainda que o mercado musical e as gravadoras, em especial, precisam ser mais transparentes.

A defesa de Bono vem dias depois que a cantora Taylor Swift decidiu tirar todas as suas músicas do aplicativo.

continua após publicidade

"O Spotify está pagando até 70% de toda a receita deles em direitos autorais. O problema é que as pessoas não sabem onde está o dinheiro, porque as gravadoras não têm sido transparentes", disse ele durante uma conferência de internet em Dublin.

"A verdadeira luta não é entre downloads digitais ou streaming, mas entre opacidade e transparência. Historicamente a indústria da música tem se envolvido em fraudes bastante consideráveis", acrescentou.

Ele pediu uma mudança na forma como os dados são disponibilizados. Para o cantor, os músicos devem ter acesso à quantidade de vezes em que suas canções são tocadas, onde estão sendo ouvidas e até mesmo quem as está escutando.

"Mas para esse novo modelo ser bem sucedido e ganhar raízes, tem de haver justiça, modelos justos de distribuição. E, quando isso acontece, o mercado musical vai se tornar uma maré cheia que vai levantar todos os barcos."