MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Cervejas permitem rastrear por onde as pessoas andam

Segundo um novo estudo, a cerveja que você bebe pode dizer por onde tem andado - e tudo isso graças à química. Fatores geográficos, como latitude, altitude e proximidade do litoral possuem um papel nessa variação.   Cerveja, água mineral e refriger

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.07.2010, 21:20:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Segundo um novo estudo, a cerveja que você bebe pode dizer por onde tem andado - e tudo isso graças à química. Fatores geográficos, como latitude, altitude e proximidade do litoral possuem um papel nessa variação.

continua após publicidade

Cerveja, água mineral e refrigerantes possuem uma assinatura química relacionada à localização geográfica, o que faz com que eles deixem uma "impressão digital" em seu cabelo.

continua após publicidade

Essa impressão digital poderia ser usada para rastrear suas viagens ao longo do tempo, de acordo com a pesquisa, publicada na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry.

continua após publicidade

Ela pode ser obtida pela medição de diferentes isótopos (átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico) de oxigênio e hidrogênio - a proporção deles varia de acordo com as diferenças geográficas, como a altitude e a latitude.

De acordo com a Sociedade Americana de Química, essa impressão digital varia de cidade para cidade. E as diferenças geram uma “assinatura” que pode ser associada a regiões específicas.

continua após publicidade

Segundo os pesquisadores, essa assinatura aparece no cabelo de quem bebe porque o corpo remove hidrogênio e oxigênio da água e os incorpora nas proteínas, incluindo a queratina, que fica justamente... nos fios do cabelo.

continua após publicidade

Isso significa que os isótopos de oxigênio e hidrogênio aparecem nessas proteínas. E se você sabe qual padrão de isótopo existe em cada lugar, pode deduzir onde – ou o que – alguém andou bebendo.

continua após publicidade

Para testar sua teoria, os cientistas analisaram a água da torneira de 33 cidades e procuraram padrões de isótopos em uma marca de água mineral, na Coca-Cola e na cerveja Budweiser.

Eles descobriram que o padrão isotópico da bebida dessas cidades correspondia ao padrão da água de torneira, o que faz sentido, porque muitas empresas produzem suas bebidas regionalmente em vez de fabricá-la em só um lugar.

continua após publicidade

Por exemplo, se você beber uma Budweiser no Estado americano de Utah, provavelmente ela veio de uma fábrica da empresa em Fort Collins, no Colorado, e não em Saint Louis.

Segundo o estudo é possível dizer a diferença, embora as assinaturas isotópicas regionais de uma cerveja e de um refrigerante não sejam tão fortes. Os autores do pesquisa dizem que isso acontece porque o processo de fabricação muda a química da água, tornando a relação isotópica menos óbvia. Outras exceções incluem água engarrafada, que vem de uma fonte específica e algumas marcas nacionais.

Mas, na maioria dos casos, as bebidas engarrafadas podem ser usadas para deduzir o lugar onde foram compradas, dizem os autores. Esses dados poderiam ser usados em investigações criminais para prever a fonte original da água em sua cerveja e assim dizer por onde você andou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Cervejas permitem rastrear por onde as pessoas andam"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!