Entretenimento

Cientistas acham fóssil de baleia com dentes gigantes

Da Redação ·

Pesquisadores descobriram no Peru um fóssil de baleia cachalote gigante, que viveu há 12 milhões de anos e foi chamado de Leviathan melvillei, em homenagem a Herman Melville, autor de Moby Dick, clássico romance que conta a história de um animal desse tipo.

Segundo Olivier Lambert, do Museu Nacional de História Natural de Paris e principal autor do estudo, esse é o maior cachalote fóssil já encontrado, "com dentes colossais" de até 36 cm de comprimento – 10 cm a mais do que os dos maiores cachalotes atuais.

O fóssil do animal foi descoberto em novembro de 2008, no deserto costeiro da região de Ica, no sul do Peru, por uma equipe de paleontólogos de museus de história natural de Rotterdã, Paris, Pisa, Lima e Bruxelas. Até o momento, apenas dentes isolados deste tipo de baleia haviam sido encontrados, especialmente no Chile.

Dessa vez, foi achada uma mandíbula inferior, boa parte do crânio e dentes, mas nada do esqueleto além do crânio, o que obriga os cientistas a apenas estimar o comprimento do cachalote. Com um crânio de 3 m, o comprimento do Leviatã é estimado em entre 13,5 m e 17,5 m, o que é similar ao tamanho de um grande baleia desse tipo na atualidade.

Esse superpredador marinho de 12 milhões de anos e que comia baleias menores tinha um concorrente: um tubarão gigantesco, muito maior que o atual tubarão branco, com comprimento de 12 m a 15 m.

Leviatã e outros grandes cachalotes que utilizavam seus dentes para agarrar as presas desapareceram há milhões de anos, mas os cachalotes caçadores de lulas sobreviveram até hoje.