MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Pílula com chip avisa quando paciente ingere remédio

Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveram uma pílula que vem com um pequeno chip e uma antena digeríveis, que envia automaticamente um alerta quando o remédio é ingerido, revelou o site Futurity.org nesta segunda-feira

Da Redação

·
Pílula com chip criada por cientistas da Universidade da Flórida irá evitar que pacientes esqueçam, evitem ou errem na dosagem de remédios
Icone Camera Foto por Foto por Reprodução/R7
Pílula com chip criada por cientistas da Universidade da Flórida irá evitar que pacientes esqueçam, evitem ou errem na dosagem de remédios
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.04.2010, 08:12:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveram uma pílula que vem com um pequeno chip e uma antena digeríveis, que envia automaticamente um alerta quando o remédio é ingerido, revelou o site Futurity.org nesta segunda-feira (5).

continua após publicidade

A invenção é importante porque os pacientes costumam esquecer, recusar ou errar a dosagem, causando problemas médicos graves, gastos com hospitalização ou com procedimentos médicos caros.

continua após publicidade

A falha dos pacientes em seguir direito a prescrição médica é considerada o problema número um no tratamento de doenças em todo o mundo. Segundo a Associação Americana do Coração, 10% das internações são causadas por pacientes que não seguem corretamente as orientações médicas.

continua após publicidade

A nova pílula é uma forma de manter os médicos mais tranquilos. A cápsula é coberta por linhas de prata. Nas linhas Numa delas é "colocada" a antena, que é impressa com uma tinta não tóxica feita de nanopartículas condutoras de prata. A pílula contém um chip mais ou menos do tamanho do ponto final desta frase.

Quando o paciente toma a pílula, ela se comunica com o segundo elemento do sistema: um pequeno dispositivo (carregado pelo usuário), que, no futuro, poderá ser embutido em um relógio ou em um telefone celular. O dispositivo envia sinais ao celular ou ao notebook, informando ao médico ou aos familiares que a pílula já foi ingerida.

continua após publicidade

Segundo os pesquisadores, a pílula não precisa de bateria porque o dispositivo envia energia por meio de pequenas explosões de eletricidade de baixíssima voltagem. Essas explosões energizam o microchip para que envie os sinais restabelecidos pela antena.
Algumas vezes, o ácido do estômago do paciente pode quebrar a antena, mas não antes que a pílula confirme que foi ingerida.

O sistema já foi testado em modelos humanos artificiais e em cadáveres.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Pílula com chip avisa quando paciente ingere remédio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!