MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Martinho da Vila homenageia Noel Rosa em novo CD

O Ano Noel Rosa (1910-1937), que festeja o centenário daquele que é considerado o primeiro poeta do samba, começou no carnaval, com o desfile-tributo da escola de seu bairro, Vila Isabel. Segue com o CD "Poeta da Cidade" (Biscoito Fino), gravado por Ma

Da Redação

·
Martinho mora em Vila Isabel, onde tem um monumento em homenagem ao sambista
Icone Camera Foto por Google Imagens
Martinho mora em Vila Isabel, onde tem um monumento em homenagem ao sambista
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.06.2010, 09:05:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ano Noel Rosa (1910-1937), que festeja o centenário daquele que é considerado o primeiro poeta do samba, começou no carnaval, com o desfile-tributo da escola de seu bairro, Vila Isabel. Segue com o CD "Poeta da Cidade" (Biscoito Fino), gravado por Martinho da Vila, também autor do samba-enredo da Vila, que relê 14 faixas de seu repertório.

continua após publicidade

Para cantar clássicos como "Filosofia", "Fita Amarela", "Três Apitos" e "O X do Problema", e também músicas menos conhecidas, como "E Não Brinca Não", "Seja Breve" e "Cidade Mulher", Martinho convidou cinco cantoras, sendo três delas suas filhas: a consagrada Mart?nália, Analimar Ventapane, que faz backing vocal para o pai, a irmã e artistas como Diogo Nogueira e o grupo Fundo de Quintal, e Maira Freitas, pianista clássica de 24 anos que está estreando em disco e começa a se aventurar pela música popular.

continua após publicidade

Maira gravou piano e voz em "Último Desejo", uma das faixas mais bonitas do CD. "É um novo caminho que está se abrindo pra mim", acredita a jovem, a terceira na escadinha de oito filhos de Martinho (os mais jovens, Alegria e Preto, têm 10 e 15 anos).

continua após publicidade

Patricia Hora, filha do produtor do projeto, Rildo Hora, além de Ana Costa e Aline Calixto, vozes do samba carioca, completam o time. A ideia nasceu quando Martinho, que em seus 40 anos de carreira já havia gravado músicas como "Com Que Roupa?" e "Feitio de Oração", foi chamado a fazer um CD que viria encartado num livro em que analistas discorreriam sobre a obra de Noel, por conta da efeméride.


O livro ainda não saiu, conta Martinho, mas o CD agradou à Biscoito Fino, que resolveu lançá-lo. Apesar do pouco tempo de vida - Noel morreu antes de completar 27 anos -, sua produção foi grande, de modo que ficou decidido que só entrariam músicas em que letra e melodia fossem de Noel (a exceção foi "Filosofia", parceria com André Filho, que acabou escapando do recorte). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Martinho da Vila homenageia Noel Rosa em novo CD"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!