Entretenimento

Livro relembra história de Mussum

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Livro relembra história de Mussum
fonte: Foto:Divulgação
Livro relembra história de Mussum

Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, tinha grande aspiração: tornar-se sambista. Junto com outros cinco, formou a banda Os Originais do Samba, que fez sucesso nos anos 1960. Criado em colégio interno e na Aeronáutica, o cantor e músico não pensava em se tornar humorista. Os convites, no entanto, se tornaram cada vez mais insistentes, e ele acabou fazendo graça na TV. Estas histórias estão em "Mussum Forévis - Samba, Mé e Trapalhões", de Juliano Barreto.

continua após publicidade

O jornalista lança o livro no momento em que a morte de Mussum completa 20 anos. O humorista carioca marcou gerações com seu vocabulário de palavras terminadas com "is" e seu personagem trapalhão.

A ideia para o livro, que precisou de três anos de pesquisa, surgiu em uma mesa de bar, quando um vendedor de vinil entrou carregando um LP de Mussum. O vendedor virou foco das atenções. "O Mussum tinha muita espontaneidade. Mesmo fora do ar, ele fazia os outros comediantes dos Trapalhões rirem da cara dele", conta Barreto. O programa estreou na TV Globo em 1977, mas, antes já havia feito sucesso na Record e na Excelsior.

continua após publicidade

"Essa cultura dos memes na internet tem características comuns ao humor do Mussum: as frases curtas, o humor fácil, ajuda a pegar", diz o autor.

Confira matéria completa AQUI