Entretenimento

Criador diz que Wikipédia não é lugar de opinião

Da Redação ·

Jimmy Wales, criador da maior enciclopédia eletrônica do mundo, a Wikipédia, disse nesta quinta-feira (17) que o site não é um lugar onde o internauta deve publicar suas opiniões, apesar de as pessoas poderem criar verbetes e terem o poder de editá-los. O executivo diz que "para isso existem os blogs".

continua após publicidade

Wales participou do evento Info Trends, em São Paulo, e explicou que o sucesso da enciclopédia criada em 2001 é seu caráter colaborativo.

continua após publicidade

- O acesso à informação é um direito básico das pessoas. Hoje, a demanda por informação é maior do que há alguns anos. E todos querem produzir e compartilhar. A colaboração é o que faz da Wikipédia esse sucesso todo.

continua após publicidade

Sobre a constante luta da Wikipédia em filtrar o vandalismo virtual, em que internautas mal-intencionados editam verbetes com ironias, mentiras e ofensas, Jimmy disse que a saída é valorizar quem realmente ajuda.

– A internet é o lugar dos superfãs, que gostam de compartilhar informações com profundidade.

continua após publicidade

100 milhões de funcionários grátis

continua após publicidade

Para mostrar como os usuários são os principais responsáveis pela enciclopédia, Wales disse que a Wikimedia Foundation – organização sem fins lucrativos que sustenta o serviço por meio doações voluntárias – tem apenas 35 funcionários e mais de 100 mil pessoas em todo o mundo que editam os artigos regularmente, sem ganhar nada por isso.

continua após publicidade

Ele contou que atualmente a enciclopédia tem mais de 3 milhões de artigos em língua inglesa e mais de 500 mil verbetes em outras línguas como alemão, francês, polonês, japonês, italiano, russo, espanhol e português.

Três anos depois do lançamento da Wikipédia, Wales apresentou a Wikia, uma espécie de rede social que funciona como um site ligado a um assunto específico. Ele citou como exemplo a versão Wikia criada por fãs da série Lost.

continua após publicidade

- A Wikipédia é um ponto de partida. Se as pessoas querem, por exemplo, criar um site colaborativo sobre hábitos sustentáveis, e isso já existe, a melhor opção é o Wikia. Lá, pode haver apoios comerciais, propagandas. É como se a Wikipédia fosse a enciclopédia e a Wikia todo o restante de informação que há em uma biblioteca. Nesse serviço, o debate acontece e achamos isso ótimo.

Para ele, o conteúdo online – seja no computador ou nos dispositivos móveis, como o iPad – não significa a morte do papel.

- Quando surgiu a energia elétrica ninguém imaginou que a luz de vela duraria por muito tempo. E hoje ela está aí, podemos usá-la para um jantar romântico, por exemplo. Claro que o papel vai concorrer com os arquivos digitais, mas cada um terá seu espaço.