MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Wikipedia aposta em conteúdo via mobile

Com a crença de que há mais demanda do que oferta por informação de qualidade na internet, o fundador da enciclopédia virtual Wikipedia falou nesta quinta-feira (17), em São Paulo, sobre o poder do conteúdo gerado pelo usuário e mostrou o esforço da co

Da Redação

·
 Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, em São Paul
Icone Camera Foto por Cláudio Rossi/Divulgação/G1.com
Jimmy Wales, fundador da Wikipedia, em São Paul
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.06.2010, 08:20:00 Editado em 27.04.2020, 21:00:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a crença de que há mais demanda do que oferta por informação de qualidade na internet, o fundador da enciclopédia virtual Wikipedia falou nesta quinta-feira (17), em São Paulo, sobre o poder do conteúdo gerado pelo usuário e mostrou o esforço da companhia para a criação de sites especializados.

continua após publicidade

“As pessoas buscam mais conteúdo de qualidade do que está disponível. Temos um longo caminho pela frente”, disse Wales durante o evento Info@Trends.

Para o americano, a popularização de equipamentos móveis como smartphones e tablets permite maior acesso aos sites infomativos e maior colaboração dos usuários. Wales disse “estar de olho” no crescimento do mercado de produtos como o iPad e similares. “Com um aparelho desses, os usuários passam a publicar mais conteúdo de forma rápida, de qualquer lugar. Mas a forma como disponibilizamos a informação nunca será mais importante do que a informação em si”, ressaltou.

continua após publicidade

Comente esta notícia

Em sua apresentação, Wales apresentou dados sobre a evolução da Wikipedia ao longo de sua existência, defendeu o modelo colaborativo e mostrou exemplos de sites da Wikia, fundada em 2004 para criar sites sobre assuntos diversos – o que seu fundador chamou de “o resto da biblioteca” – e que já conta com 35 mil endereços especializados.

Modelo colaborativo
Com apenas 35 empregados e mais de 100 mil voluntários, a Wikipedia tem 3 milhões de artigos em inglês e mais de 500 mil em línguas como português, alemão, francês, japonês e espanhol. Na China, onde o site foi bloqueado por alguns anos, passa de 300 mil verbetes.

continua após publicidade

Wales atribui o sucesso ao modelo colaborativo. "Os usuários têm direito de publicar, de modificar, de pegar o conteúdo. É o total oposto de um conteúdo exclusivo, que só pode ser usado por um meio", disse. O foco, ressaltou, é no compartilhamento do conhecimento. Para isso, é fundamental um mínimo de legibilidade para todos os internautas e ferramentas fáceis de usar.

Segundo seu criador, a Wikipedia funciona como um sumário, um ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas, e por isso não pode ser usada como fonte principal de trabalhos escolares ou acadêmicos. "É o primeiro passo, o primeiro lugar onde você vai pesquisar um assunto, não o último". Wales sugere ainda que o site seja usado nas escolas como uma ferramenta para ensinar os estudantes a trabalhar em conjunto.

Além da colaboração de conteúdo, a Wikipedia se mantém com doações em dinheiro. Os colaboradores doam, em média, US$ 30, mas grandes empresas também repassam quantias maiores – o Google, por exemplo, fez uma doação de US$ 2 milhões recentemente.

continua após publicidade

Sites especializados
Boa parte da palestra de Wales foi dedicada à apresentação de sites da Wikia, que abriga conteúdos tão diversos como a Lostpedia (sobre a série de TV "Lost"), Muppet (sobre os personagens de Muppets), o Green (sobre ecologia e ambiente), Recipes Wiki (de receitas) e Tampa Bay Homeless Resource Wiki (sobre moradores de rua de Tampa Bay, nos Estados Unidos).

"Os sites especializados têm um público cativo, que lê e contribui para sua atualização. Em uma busca no Google por 'Muppet', as primeiras referências são o Muppet Wiki e o verbete 'Muppet' na Wikipedia. O site oficial não aparece nem na primeira página de resultados, porque o conteúdo não é atualizado com a mesma frequência. Os usuários querem atualização contínua sobre os assuntos que gostam", exemplificou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Wikipedia aposta em conteúdo via mobile"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!