Entretenimento

Morre o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Morre o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro
fonte: Foto: Arquivo
Morre o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro

Morreu de madrugada desta sexta-feira (18), em casa, no Leblon, no Rio de Janeiro, o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos. Segundo informações divulgadas ele morreu de embolia pulmonar. João Ubaldo era casado e tinha quatro filhos. O corpo dele será velado a partir das 10h na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio. Não há informações se o velório será aberto ao público ou restrito aos familiares e amigos.

continua após publicidade

O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.

João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”.

continua após publicidade

Ubaldo também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, um prêmio considerado importante para a literatura, em 1972 e 1984, respectivamente para o melhor autor e melhor romance do ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro".