Entretenimento

Conversa pelo celular pode acabar com relação

Da Redação ·
Os mesmos fatores que tornam o uso do celular perigoso na direção também podem tornar a comunicação com a família mais arriscada
fonte: Foto por Getty Images
Os mesmos fatores que tornam o uso do celular perigoso na direção também podem tornar a comunicação com a família mais arriscada

Cientistas descobriram que o uso do celular na direção pode deixar conversa mais lenta e cortada. Se o motorista perder trechos importantes do bate-papo, pode magoar quem gosta muito dele ou até acabar com uma relação, revelou um estudo da Universidade de Minnesota.

continua após publicidade



Os mesmos fatores que tornam o uso do celular perigoso na direção – tempos de reação mais longos e comprometimento da atenção – também podem tornar a comunicação com a família mais arriscada, explica Paul Rosenblatt, coautor do estudo e professor de ciências sociais da universidade.

continua após publicidade

Realizada por Rosenblatt e por seu aluno, Xiaouhui Li, a pesquisa revelou que uma demora na conversa pode se transformar em um grande problema se o parceiro do motorista interpreta a reação demorada como um sinal de ambiguidade, de não ter uma resposta pronta ou de estar escondendo algo, o que pode deixá-lo preocupado.

Segundo Rosenbaltt, se o motorista esquecer algum detalhe importante da conversa, os problemas aumentam ainda mais.

continua após publicidade

- Em geral, o uso do celular na direção pode gerar reações lentas a algumas circunstâncias perigosas, à falta de controle sobre nosso papel e a erros de interação que podem gerar conflito, mágoas, desentendimentos e até sérios danos a uma relação.

continua após publicidade

O parceiro que não está dirigindo pode ficar preocupado com a segurança do motorista e pode encurtar a conversa para que ele consiga se concentrar, o que, por sua vez, pode ser interpretado de forma negativa por quem está no volante.

A falta de pistas visuais, como gestos e expressões faciais, cria ainda mais desafios. Um sinal fraco no celular e os barulhos do carro e da estrada também podem contribuir para criar desentendimentos.

Entre os principais problemas que surgem quando o motorista está falando ao celular, o pesquisador lista cinco: quando o parceiro pede para um membro da família fazer uma determinada tarefa; quando um familiar liga com boas notícias; quando liga com más notícias; discussões pelo telefone e desculpas pelo telefone.