Entretenimento

Poemas inéditos de Pablo Neruda serão publicados

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Poemas inéditos de Pablo Neruda serão publicados
fonte: Foto: Arquivo
Poemas inéditos de Pablo Neruda serão publicados

A editora Seix Barral, de Barcelona, vai publicar 20 poemas inéditos do escritor chileno Pablo Neruda (1904-1973), ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1971. A informação é da agência de notícias EFE. A coletânea está prevista para sair no final de 2014 na América Latina e no começo de 2015 na Espanha. 

continua após publicidade

Segundo a agência, o material foi encontrado durante uma revisão na Biblioteca da Fundação Pablo Neruda, dirigida por Darío Oses. Os inéditos estavam em caixas com manuscritos do escritor.

Recentemente, os restos mortais de Neruda foram analisados para determinar a causa de sua morte. Um grupo de peritos não achou elementos tóxicos, descartando a acusação de que ele foi envenenado pela ditadura de Augusto Pinochet, e reforçando a versão de que ele morreu de câncer de próstata.

continua após publicidade

Militante comunista, Neruda morreu em 23 de setembro de 1973, 12 dias após a instalação da ditadura de Augusto Pinochet. Na época, o poeta foi internado na Clínica Santa Maria de Santiago, para tratar de um câncer de próstata avançado.