Mais lidas
Entretenimento

Projeto usa cães de rua para terapia de idosos em asilo

.

Uma iniciativa realizada em várias cidades do Brasil busca trazer maior conforto e qualidade de vida a idosos, proporcionando a eles o contato com animais. A iniciativa Cão Terapia é um projeto piloto em Novo Hamburgo, RS, e tem sido bem aceita em vários locais. A recepção foi calorosa por parte dos idosos e os cães adoraram estar com eles. Um ponto interessante é que, mesmo cães que foram maltratados enquanto estavam nas ruas, não apresentam sinais de resistência ou raiva do homem.

Segundo o voluntário fisioterapeuta e adestrador André Fröhlich, um dos objetivos da iniciativa é chamar a atenção da sociedade para esses animais, para que possam ser adotados, mesmo que tardiamente. André também desenvolve um curso pioneiro para estudantes com o foco em capacitá-los a treinar cães para que possam fazer parte do tratamento, seja com idosos, crianças ou com portadores de Alzheimer ou depressão.

Mais Cão Terapia

A ação já tem adeptos em várias outras cidades do Brasil, em alguns estados, iniciativas semelhantes já acontecem, como em Boa Vista, RR, onde os cães Simon Bolívar, Mel e Maya são os novos ‘fisioterapeutas’ dos idosos de um abrigo estadual. Fruto da parceria com a Aliança Ambiental do Brasil (Aliambra), nasceu o projeto Visita Animal, onde os cães vão regularmente visitar os idosos como uma das alternativas para melhorar o desenvolvimento psicológico e físico dos doentes, motivando os idosos a se exercitar, com atividades como caminhar ou brincar com os bichos.

(Fotos: Foto: Marcelo Marques/ Hypeness)

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber