Entretenimento

Para especialistas, Silvio Santos não tem concorrente

Da Redação ·
Silvio Santos revela para quem pretende deixar sua fortuna
Silvio Santos revela para quem pretende deixar sua fortuna

SÃO PAULO, SP - Carisma e empatia podem não ter explicação, mas audiência, sim. Especialistas em TV opinam sobre a popularidade do patrão do SBT, que tem desbancado a concorrência na audiência dominical. "Ele sempre foi uma ameaça para a Globo, por conta do carinho que o povo sente por ele. E também porque o público prefere o que já conhece", opina Nilson Xavier, crítico de TV.

Para Laurindo Leal Filho, professor de comunicação da USP (Universidade de São Paulo), Silvio criou um modelo de programa de auditório baseado na pessoa dele. "É um programa muito pessoal e até hoje não teve concorrentes à altura, por isso ele bate a audiência. Outro personagem não daria o mesmo resultado", afirma.

Esther Hamburger, professora de cinema e rádio e TV da USP, concorda. "A personalidade dele gera identificação e confiança. O público está mais exigente e há uma queda generalizada de audiência. Mas o Silvio Santos tem consciência da força e da fragilidade dele, já que não há quem o substitua. Ele foi o pioneiro em interação, e a TV dele não se esgota."

Para Leal Filho, o hábito do telespectador é muito forte, assim como a relação dele com o apresentador que está acostumado a acompanhar. "E aí vem o Silvio Santos, já consagrado, disputando com programas novos, que não têm o mesmo apelo pessoal, são feitos por vários apresentadores diferentes e ainda mudam ao longo do tempo. Essas tentativas acabam sendo frustradas, porque o público tende a preferir o habitual", conclui.

 

continua após publicidade