Entretenimento

Hackers usam foto de Dunga para infectar computador

Da Redação ·
 Usuário que acessa link com fotos tem computador infectado
fonte: Foto por Divulgação/R7
Usuário que acessa link com fotos tem computador infectado

Circula na internet um e-mail com notícia falsa sobre Dunga, técnico da seleção brasileira, que pode infectar o computador do internauta. O texto diz que ele teria sido agredido por torcedores que queriam a convocação dos jogadores Neymar e Ganso, do Santos – há inclusive uma foto do treinador com o olho roxo.

continua após publicidade

De acordo com a empresa de segurança McAfee, no e-mail, há um link que convida o usuário a ver as fotos da agressão. Se clicar nesse espaço, o PC será infectado por um tipo de praga virtual chamado cavalo de Tróia.

continua após publicidade

Esse código malicioso é semelhante ao vírus, mas não tem capacidade de se automultiplicar. Ele não infecta vários arquivos, mas abre brechas para que criminosos "tomem conta" das informações do computador. Para funcionar, um cavalo de tróia precisa de uma ação direta do usuário, como abrir anexo ou executar um programa.

No caso desse e-mail, o código fica instalado na máquina do usuário para roubar senhas bancárias. A McAfee diz que o Brasil é o país que mais hospeda conteúdo malicioso na internet.