Entretenimento

Flip anuncia programação de 2014

Da Redação ·
Cartaz da divulgação
fonte: Foto: Divulgação
Cartaz da divulgação

A organização da edição 2014 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou nesta terça-feira (13), na Biblioteca Parque Estadual, no Rio, a lista completa de autores que participam do evento. Veja, abaixo, todas as mesas da Flip 2014.

continua após publicidade

A 12ª Flip – que faz homenagem ao dramaturgo, escritor, desenhista e tradutor Millôr Fernandes – acontece entre 30 de julho e 3 de agosto. O show de abertura, desta vez aberto ao público, vai ser de Gal Costa.

Dentre os destaques anunciados nesta terça, estão os jovens autores brasileiros Antonio Prata e Gregorio Duvivier (integrante do canal de humor Porta dos Fundos); dois integrantes do Casseta e Planeta, Hubert e Reinaldo; o cineasta Cacá Digues; o músico Edu Lobo; o arquiteto Paulo Mendes da Rocha; os jornalistas Glenn Greenwald, David Carr e Andrew Solomon; a britânica de origem indiana Jhumpa Lahiri (ganhadora do prêmio Pulitzer); e a jovem neozelandesa Eleanor Catton (ganhadora do prestigioso Booke Prize em 2013).

continua após publicidade

Os jornalistas e escritores Bernardo Kucinski e Marcelo Rubens Paiva participam de uma mesa sobre "a vida na ditadura militar". Eles se juntam a nomes anteriormente divulgados, como a atriz e escritora Fernanda Torres, o israelense Etgar Keret e o ativista norte-americano Michael Pollan.

Ao explicar a tendência da programação de 2014, o curador da Flip, Paulo Werneck, ressaltou que "o tom foi dado pelo Millôr". "Ele era a pedra no sapato do poder. É um tom crítico, principalmente ao poder", comentou. "Mas são novos críticos, que falam de questões do século 21. Não é a 'velha esquerda' ou a 'velha direita'."

Esta é a primeira vez em que a Flip lembrará um autor que participou do evento – Millôr Fernandes (1923-2012) esteve na primeira edição, em 2003. Ele vai ser o tema da conferência de abertura da Flip 2014, a cargo do crítico de arte Agnaldo Farias. Na sequência, entram em cena Hubert, Reinaldo e o cartunista Jaguar. A organização descreve os três como  "millormaníacos".