Entretenimento

Corpo de Gabriel García Márquez será cremado

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Corpo de Gabriel García Márquez será cremado
fonte: Foto: Arquivo
Corpo de Gabriel García Márquez será cremado

O corpo do escritor colombiano Gabriel García Márquez, morto na quinta-feira (17), aos 87 anos, na Cidade do México, será cremado em uma cerimônia privada e restrita à família. A informação foi confirmada em comunicado lido para jornalistas na porta da casa do Nobel de Literatura e autor de "Cem anos de solidão", segundo divulgaram as agências de notícias France Presse e EFE.

continua após publicidade

 O comunicado foi anunciado pela diretora do Instituto Nacional de Belas Artes do México, María Cristina García. Segundo Cristina, em respeito a um desejo da família de "Gabo" – como o escritor era conhecido –, nenhum outro ato fúnebre será realizado. Por enquanto, apenas uma homenagem nacional será feita ao autor no Palácio de Belas Artes, nesta segunda-feira (21).

Segundo a France Presse, uma das irmãs do escritor, Aída García Márquez, disse à imprensa colombiana que espera que o corpo dele seja levado para sua terra natal. "Gabito é da Colômbia, têm de trazê-lo, quer dizer, não tive tempo de pensar nisso, mas não há dúvida de que ele tem que vir e de que vão trazê-lo para nós", declarou.

continua após publicidade

"Ele é da Colômbia, é Nobel de Literatura da Colômbia, o primeiro Nobel, então ele vem, é claro que vão trazê-lo para nós", insistiu a irmã, reconhecendo que a decisão final é do núcleo familiar mais próximo do escritor, ou seja, a viúva Mercedes Bacha, com quem era casado desde 1958, e os filhos Gonzalo e Rodrigo, que nasceram em 1959 e 1962, respectivamente. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, decretou três dias de luto oficial no país pela morte de García Márquez.