Entretenimento

Facebook ainda está longe do Orkut no Brasil

Da Redação ·
 Apesar de ter apenas um terço dos usuários do Orkut, o Facebook vem crescendo em um ritmo constante e conquistando o mundo da publicidade
fonte: Foto por Arte/R7
Apesar de ter apenas um terço dos usuários do Orkut, o Facebook vem crescendo em um ritmo constante e conquistando o mundo da publicidade

Apesar de contar com menos usuários do que o Orkut no Brasil, país em que 38 milhões de pessoas acessam a web de casa ou do trabalho por mês, o Facebook vem crescendo devagar, mas sem parar.

continua após publicidade

Dados da empresa Ibope Nielsen Online indicam que, de maio de 2009 a abril deste ano, o percentual de usuários brasileiros do Facebook cresceu quase quatro vezes, de 7,9% para 26%. Nesse período, o Orkut se manteve estável, em torno dos 70% de usuários.

continua após publicidade

Enquanto isso, lá fora o Facebook está em primeiro lugar na lista dos mil sites mais acessados no mundo, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Google.

continua após publicidade

A rede social teve 540 mil visitas únicas, o que representa um alcance global de 35,2%, e 570 bilhões de acessos em abril. José Calazans, analista do Ibope Nielsen Online, aponta diferenças entre os hábitos dos brasileiros e dos outros internautas.

- No Brasil, o Facebook tem apresentado um crescimento diferente da Europa e dos Estados Unidos, onde é a rede social mais acessada. Mas tem mantido um crescimento mensal constante entre 10% e 15%.

continua após publicidade

Especialistas consultados pelo R7 citaram diversas razões para o Facebook ainda não ter explodido no país. Segundo Edney Souza, diretor de operações da Pólvora, agência digital focada em estratégias em mídias sociais, além da barreira da língua, no começo o Facebook só atraiu usuários que tinham amigos no exterior, eram fãs de tecnologia (como gente de tecnologia da informação e comunicação) ou queriam participar de jogos sociais, como o Mafia Wars.

- Um dos motivos que fez muita gente preferir o Orkut foi que a Mentez, criadora do Colheita Feliz, lançou o jogo na rede social do Google, e hoje já tem mais de 21 milhões de usuários. Se a empresa tivesse lançado o jogo em português, hoje o Facebook teria muito mais do que seus 3,6 milhões de usuários.