MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Nova espécie de dinossauro é descoberta no México

Uma nova espécie de dinossauro, da família dos ceratopsídeos, de 72 milhões de anos e cujos chifres são maiores que os de seus parentes, foi descoberta no México, anunciaram, nesta sexta-feira (28), paleontólogos americanos.   Esse herbívoro de qua

Da Redação

·
 Miuito parecido com um rinoceronte, a nova espécie de dinossauro era herbívora e usava as quatro patas para caminhar
Icone Camera Foto por Foto por Divulgação
Miuito parecido com um rinoceronte, a nova espécie de dinossauro era herbívora e usava as quatro patas para caminhar
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.05.2010, 07:47:00 Editado em 27.04.2020, 21:01:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma nova espécie de dinossauro, da família dos ceratopsídeos, de 72 milhões de anos e cujos chifres são maiores que os de seus parentes, foi descoberta no México, anunciaram, nesta sexta-feira (28), paleontólogos americanos.

continua após publicidade

Esse herbívoro de quatro a cinco toneladas, chamado de Coahuilaceratops magnacuerna, media cerca de 7 m de comprimento e tinha de 1,80 m a 2,10 m de altura.

continua após publicidade

O animal parecia um rinoceronte, com dois chifres de até 1,20 m que ficavam em cima de seus olhos, e usava as quatro patas para caminhar, contou Mark Loewen, um paleontólogo do Museu de História Natural de Utah e principal autor do estudo, que será publicado na próxima semana na Indiana University Press.

continua após publicidade

- Sabe-se pouco sobre os dinossauros do México, e esse achado aumenta em grande medida nosso conhecimento destes animais que viviam nessa região no fim do Cretáceo.

O novo dinossauro foi encontrado na região do deserto de Coahuila durante expedições realizadas em 2002 e 2004, financiadas pela Universidade de Utah e pela National Geographic Society, editora da famosa revista mensal.

continua após publicidade

Na época em que este dinossauro viveu nessa parte do México, a região era um estuário úmido com abundante vegetação, um lugar onde as águas do oceano se misturavam com as dos rios, indicaram os pesquisadores em um comunicado.

continua após publicidade

Muitos ossos de dinossauros fossilizados encontrados nessa zona estão cobertos de conchas fossilizadas que indicam que esses animais viviam próximos do mar.

continua após publicidade

As rochas onde foi encontrado o Coahuilaceratops também contêm muitos fósseis de dinossauros hadrossaurídeos (herbívoros com bico de pato).

Esses lugares parecem ter sido pontos de mortes em massa de dinossauros como consequência dos potentes furacões que ocorrem na região, explicaram os paleontólogos.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Nova espécie de dinossauro é descoberta no México"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!