Entretenimento

Carnaval... do latim carne vale

Da Redação ·
Festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a.C. em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
fonte:
Festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a.C. em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

Festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a.C. em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

continua após publicidade

Porém, esse tipo de festa tornou-se intolerante aos olhos da Igreja da época, que baniu completamente, inserindo ritos alegres e descontraído, atos de orgias e outras deturpações pecaminosas.

Mais tarde, na era do Renascimento e Tempos Modernos, começou a fazer sucesso na Itália e na França, bailes de carnaval, com belíssimas máscaras e fantasias luxuosas.

continua após publicidade

Em 1873 foi introduzido no Brasil pela monarquia portuguesa, sendo adotado com alegria e descontração pelos brasileiros, tornando-se uma das maiores comemorações do país.

Em 1899 surgiram as primeiras músicas carnavalescas, destacando-se abre-alas e vários gêneros que se popularizaram como o samba, as marchas-rancho, samba-enredo, sendo o ritmo predileto dos foliões do Rio de Janeiro. Algumas dessas canções tornaram-se únicas em todos os carnavais. Entre elas se destacavam e ainda se destacam ‘Cidade Maravilhosa’, ‘Mamãe eu quero’, ‘Jardineira’, entre outras.

O carro-chefe do carnaval é a cidade do Rio de Janeiro, por seus blocos de rua que arrastam multidões tanto local como de várias partes do mundo.

continua após publicidade

Os mais de cinco milhões de foliões sambam a noite toda, sem contar os mais de trezentos mil espectadores que assistem no sambódromo essa festa glamorosa.

Para nós brasileiros é um orgulho ter a cidade do Rio de Janeiro no Guinness Book, como a cidade do maior carnaval do mundo, e o Galo da Madrugada da cidade de Recife como o maior bloco carnavalesco.

 Outras capitais se destacam neste vai e vem de cores e magia, onde também o samba corre solto, entre elas a cidade de São Paulo, com o Sambódromo do Anhembi, se destaca com o tradicional desfile das escolas de samba.

continua após publicidade

A cidade de Ouro Preto se destaca pelo tradicional Bloco das Repúblicas Estudantis; Salvador pelos famosos trios elétricos; Recife pelo Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco, sem contar os bonecos gigantes que estão entre os atrativos da festa, e Florianópolis com o tradicional Bloco dos Sujos, onde os homens se vestem de mulher e brincam na maior descontração. 

Depois de toda essa agitação, vem a Quarta-Feira de Cinzas, onde entramos no primeiro dia da quaresma no calendário cristão. Neste dia, devemos entrar em reflexão sobre o que queremos de bom e puro em nossa vida. A cinza em forma de cruz desenhada em nossa testa pelo sacerdote, nos faz lembrar que viemos o pó e que ao pó retornaremos. Infelizmente, essa é a pura realidade que muitos não se dão conta.