Entretenimento

Morre aos 94 anos Pete Seeger, ícone da música folk

Da Redação ·
 Pete Seeger em foto de maio de 2006 (Foto: AP Photo/Frank Franklin II, File)
fonte:
Pete Seeger em foto de maio de 2006 (Foto: AP Photo/Frank Franklin II, File)

O cantor, pesquisador e compositor de música folk Pete Seeger, considerado uma das principais figuras do gênero musical e um ativista dos direitos humanos, morreu em Nova York aos 94 anos, informaram nesta terça-feira (28) diferentes meios da imprensa dos Estados Unidos.

continua após publicidade

A morte, ocorrida na segunda no New York-Presbyterian Hospital, onde permanecia internado há uma semana, foi "por causas naturais", afirmou seu neto, Kitama Cahill Jackson, ao "New York Times".

A carreira de Seeger, para quem a música folk tinha um sentido comunitário e era um veículo de ação política, o levou do top dez da música no rádio aos auditórios dos festivais de folk e do seu desprezo pelo Congresso à atuação no Memorial de Lincoln no concerto inaugural em homenagem a Barack Obama. Cantou para o movimento operário, em defesa dos direitos civis e contra a guerra do Vietnã, apoiou a luta pelo meio ambiente e protestou contra as campanhas belicistas.

continua após publicidade

Foi mentor de jovens que começavam no folk, como Bob Dylan, Don McLean e Bernice Johnson Reagon; Bruce Springsteen cantou suas canções no álbum "We shall overcome: The Seeger sessions" (2006), e com Woody Guthrie fez "This land is your land".

Seu 90º aniversário foi celebrado no Madison Square Garden com um concerto no qual Springsteen o apresentou como "um arquivo vivo da música americana e de sua consciência, um testamento do poder da canção e da cultura".