Entretenimento

Passione gera expectativa após marasmo de Viver a Vida

Da Redação ·
 Aracy Balabanian e Tony Ramos são algumas das estrelas de Passione
fonte: Divulgação da Rede Globo
Aracy Balabanian e Tony Ramos são algumas das estrelas de Passione

As chamadas no ar já mostram um pouco da grandiosidade da próxima novela das oito da Globo, Passione, escrita por Silvio de Abreu e dividida entre a bucólica Toscana, na Itália, e a frenética São Paulo.

continua após publicidade

Comentário: Arrastada, Viver a Vida traz os personagens mais "sem vida" de Maneco.

Para causar um impacto no público logo de cara, a Globo enviou mais de 40 brasileiros - entre eles oito atores do elenco - à Itália, onde passaram 25 dias gravando cenas em 50 locações. A emissora contratou profissionais italianos, somando cem pessoas na equipe diária no set de filmagem. As gravações ainda contaram com cerca de 200 figurantes italianos.
 

continua após publicidade

Além desses números, o que mais chama a atenção é a quantidade de estrelas escaladas. Fazem parte do elenco nomes como Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Mariana Ximenes, Rodrigo Lombardi, Reynaldo Gianecchini, Aracy Balabanian, Cleyde Yáconis e Marcello Antony, entre outros. Eles têm a missão de alavancar a audiência em baixa de Viver a Vida, atual novela das oito, escrita por Manoel Carlos e cujos índices no Ibope não são satisfatórios para os padrões globais, ficando na faixa dos 35 pontos de média.

O estudioso Claudino Mayer, que pesquisa telenovelas na ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), afirma que são grandes as chances de a audiência de Passione superar a de Viver a Vida já nas primeiras semanas.

- As pessoas já estão comentando Passione nas ruas antes de a novela começar. Já existe um certo burburinho.

continua após publicidade

Para o pesquisador, a força da novela de Abreu será a mistura de dramas humanos com o ritmo frenético que o novelista impõe à sua obra.
 

- Ele trará o desespero de uma mãe, interpretada por Fernanda Montenegro, em busca de seu filho perdido, que será vivido por Tony Ramos. É sem dúvida uma grande saga e um tipo de trama que decorre do folhetim francês. Na cabeça do povo brasileiro, a Fernanda Montenegro representa a grande atriz e a boa mãe. E o Tony Ramos é o bom filho. São atores queridos do público. Outro diferencial em relação à atual novela será o ritmo da trama: enquanto o Manoel Carlos segura muitas tramas e foca a novela na personagem interpretada por Alinne Moraes, o Silvio de Abreu traz o cotidiano veloz e quase cinematográfico de uma metrópole que não para, com destaques para grande parte do elenco.

Outro fator que promete despertar o interesse do telespectador, na opinião do especialista, é o misterioso assassinato de um dos personagens, que deve acontecer por volta do centésimo capítulo e cujo desfecho só será revelado no último dia da novela. Mayer ressalta esse acontecimento como algo fundamental para a conquista do público.

- Quando o assassinato é muito bem trabalhado e envolve muitos personagens, ele é garantia de sucesso. O autor coloca o telespectador no lugar de um detetive, trazendo o público para dentro da trama. Isso é um recurso que desperta a audiência, e o Silvio de Abreu é muito bom nisso.