Entretenimento

Satélite da Nasa localiza vida microbiana na Terra

No canto inferior direito há uma foto tirada por helicóptero na área que aparece em destaque no centro da imagem tirada pelo satélite
Icone Camera Foto por Observatório Terrestre da Nasa/Divulgação
Publicado em 07.05.2010, 10:12:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:06

Uma das prioridades das pesquisas feitas pela Nasa (agência espacial americana) é a busca por vidas em lugares onde isso já existe: na Terra. O objetivo é descobrir, por exemplo, seres microbianos com a ajuda de um novo aparelho que apresentou bons resultados na Terra e deve ser usado em breve em outros planetas do Sistema Solar.

Pela primeira vez, uma imagem de satélite EO-1 conseguiu localizar vida microbiana no espaço por meio de um equipamento chamado Advanced Land Imager (ALI).

A imagem revela uma mancha sulfúrica formada em um pequeno pedaço de gelo amarelo no Ártico canadense, que é o único lugar da Terra em que o enxofre é bombeado para a superfície por processo naturais .

Esse enxofre, em particular, é liberado pela água do mar sob o Ártico como sulfureto de hidrogênio. Um micróbio processa o hidrogênio e o enxofre acaba por manchar o gelo com a cor amarela.

Os cientistas sabem que algumas partes da Europa são muito geladas e com grande possibilidade de haver oceanos líquidos que abrigam vida embaixo das camadas de gelo. A perspectiva é que valha mais a pena usar o recurso pela órbita espacial em vez de enviar sondas terrestres para esse tipo de pesquisa.

Mais matérias de Entretenimento